Prefeitura lança 3º Concurso sobre Dengue nas Escolas

Com o tema “Dengue é fácil de combater, só não pode esquecer!”, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lança no próximo dia 30, o 3º Concurso sobre Dengue nas Escolas Públicas de Manaus.

O lançamento acontecerá no auditório da Prefeitura de Manaus, Avenida Brasil, nº 2971, bairro Compensa, a partir das 9h.

Em com as secretarias estadual e municipal de Educação, o concurso tem como meta, nesta terceira edição, envolver o mínimo de 85 escolas, estaduais e municipais, que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A intenção é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação de todos nas ações de prevenção à dengue e de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

De acordo com a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, Keinirlange Marques, o concurso é direcionado aos estudantes e professores da rede pública de ensino, que poderão inscrever trabalhos em quatro categorias: desenho, slogan, redação e experiência pedagógica. “Apesar de ser voltado para professores e alunos, o processo de produção de trabalhos acaba envolvendo pais, gestores e a comunidade como um todo, sensibilizando as pessoas sobre a importância do combate à dengue. O evento vem se incorporando ao calendário escolar a cada edição, mostrando o interesse da comunidade pelo tema”, ressalta.

Cronograma – Os trabalhos poderão ser inscritos no período de 30 de agosto a 30 de setembro. Um kit com informações sobre o concurso, incluindo o formulário de inscrição, será distribuído aos professores durante a cerimônia de lançamento. Depois de preenchido, o formulário de inscrição pode ser entregue na própria escola para encaminhamento aos setores responsáveis.

Os trabalhos inscritos serão julgados por banca avaliadora formada por representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Fundação de Medicina Tropical (FMT). O grupo fará a avaliação de cada trabalho no período de 07 e 10 de outubro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 16 de outubro e a premiação dos vencedores está marcada para 31 de outubro.

A premiação vai incluir medalhas, troféus e prêmios como bicicletas, celulares, data-show para os professores, entre outros brindes. “Os trabalhos vencedores em cada categoria do concurso municipal irão competir no concurso estadual, envolvendo a disputa com trabalhos selecionados nos demais municípios”, informa Keinirlange Marques.

(Reportagem: Eurivânia Galúcio)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.