Manaus –Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão atuando nas zonas Norte e Centro-Oeste da cidade. Nesta quarta-feira, 19, os trabalhos, em ritmo de mutirão, foram concentrados nos bairros Alfredo Nascimento, onde o prefeito Arthur Virgílio Neto está acompanhando de perto, e na Redenção.
Por orientação do próprio prefeito, pelo menos quatro equipes das divisões distritais da Compensa, Novo Israel, Alvorada e área central foram direcionadas para executar as obras de asfaltamento que tiveram início hoje pelas ruas Carauari e Brasil, do bairro Redenção.
Segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, algumas vias do bairro apresentam problemas estruturais de base. “Realizamos uma visita técnica nas ruas da Redenção e identificamos questões que precisam ser solucionadas na base para que possamos apresentar soluções reais e efetivas à população.
Uma dessas situações está na Rua Brasil, onde já estamos estudando a melhor maneira de implantar uma rede de drenagem profunda, que passará sob a via até chegar à Rua Maracanã, para garantir o correto escoamento das águas das chuvas”, explica.
Morador antigo da Rua Brasil, Ivan Pedrosa foi um dos responsáveis pela chegada das equipes ao bairro, após acionar o setor de atendimento da Seminf. Ele lembra a dificuldade que se encontrava a via para passagem de veículos e pedestres, devido a presença de buracos constantes.
“A questão do lixo descartado nas ruas e os furtos de tampa e grades de bueiro são alguns dos fatores que ocasionam ou agravam o problema dos buracos na cidade, pois os canais para escoar as águas das chuvas ficam comprometidos, gerando acúmulo dessa mesma água no pavimento e, consequentemente, o surgimento de novos buracos. É um trabalho de manutenção constante que necessita da colaboração dos cidadãos para garantir maior durabilidade”, comenta Peixoto.
No Alfredo Nascimento, as equipes estão concentradas na Rua 11. Mais de 60 vias do Alfredo Nascimento devem receber reparos de tapa-buraco, com base de pedra rachado e brita, que oferecem mais durabilidade ao asfalto.
Nos primeiros dias de serviço, mais de 20 vias foram beneficiadas com a operação. Entre elas, as ruas 8,11,12 e 14, além das vias Marcos Cavalcanti, Jeremias, Jericó e Omar Aziz. Segundo Antônio Peixoto, mais de 40 equipes atuam no bairro e a meta é que os problemas nas vias da comunidade sejam todos atendidos.
Amazonianarede