Prefeitura entrega sétimo galpão aos catadores de resíduos na capital

Prefeitura entregou à cidade, mais um galpão para catadores de resíduos
Prefeitura entregou à cidade, mais um galpão para catadores de resíduos
Prefeitura entregou à cidade, mais um galpão para catadores de resíduos

Manaus – Mais um galpão foi viabilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), nesta segunda-feira, 03, para acomodar o trabalho de catadores de resíduos de Manaus. Este já é o sétimo imóvel entregue a representantes do setor, que recebe apoio da Semulsp para desenvolver coleta seletiva e reciclagem na cidade.

A Cooperativa Aliança, com atuação tradicional no Centro de Manaus, é a atual beneficiada com este galpão.  Em conformidade com a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Manaus vem promovendo atividades e ações que visem à inclusão socioeconômica dos catadores no mercado local. Atualmente, cerca de 260 catadores, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebem suporte da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Como parte desse apoio, a prefeitura viabilizou a contratação de galpões para acomodar o trabalho destes profissionais e melhor a infraestrutura da categoria.

a gestão Arthur Virgílio Neto sete galpões já foram viabilizados e entregues a associações para a segregação e beneficiamento dos resíduos. Com os galpões livres de ônus, os catadores podem investir mais na infraestrutura do local e na venda do material.

Ao todo, são 17 associações que se dividem nos galpões localizados na Avenida Itaúba (24 catadores), Jorge Teixeira (28 catadores), Zumbi, Cidade de Deus, Santa Etelvina (25 catadores) e Centro (mais de 50 catadores).

“Só temos a agradecer ao Prefeito Arthur Virgílio Neto, que vem honrando com a sua palavra e, mesmo agora, em um momento de retração econômica, não apenas para os catadores, mas para todos, vem apoiando e dando uma força essencial para essa categoria”, comentou Alcinéia Cunha, líder da Cooperativa Aliança, que deslocará três núcleos de catadores para o novo  galpão.

Cerca de 30 catadores deverão atuar no novo galpão, localizado na Avenida Compensa, 550, que deverá movimentar, inicialmente, 1.200 toneladas por mês  de resíduos recicláveis, com destaque para o papelão que deve girar em torno de 800 toneladas/ mês no local. “Antes, estávamos pagando R$ 2.600 (com o IPTU) de aluguel para trabalharmos no Centro.

Com esse novo galpão, podemos triplicar a produção e reduzir os custos. Em um momento de recessão como este, ganhamos sobrevida e mais alívio para trabalhar e superar o momento difícil. Mais um apoio da prefeitura. Por isso, estamos muito satisfeitos e acreditando no futuro”, ressaltou.

A Prefeitura de Manaus também cumpre as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e estuda um formato para a contratação de grupos organizados de catadores. “Os catadores já atuam nos eventos da Prefeitura, como a Copa do Mundo, Boi Manaus e a festa de Réveillon”, lembrou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Além disso, todos os eventos oficiais do município ou aqueles que recebem apoio da Prefeitura já contam com a participação dos catadores e um trabalho forte de coleta seletiva.

“Apoiando a atividade dos catadores, estamos fortalecendo a cadeia da reciclagem em Manaus e mandando um recado claro às fábricas, indústrias e empresas, em geral, de que é seguro investir em reciclagem em Manaus”, avaliou Paulo Farias.

Amazonianasrede-Semcom
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.