Prefeitura divulga lista de classificados do Bolsa Idiomas

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira, 08, na sede da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), os classificados do novo processo seletivo do Programa Bolsa Idiomas.

Preencheram os requisitos 3.780 candidatos, que têm até esta sexta-feira, 11, para apresentar documentação comprobatória. A lista nominal está disponível para consulta no site http://bolsaidiomas.manaus.am.gov.br. O Programa é coordenado pela ESPI, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

O titular da Semad, Serafim Pereira Meirelles Neto, explicou que o processo seletivo é composto por três etapas – inscrições eletrônicas (que foram encerradas no domingo, dia 6), classificação e entrega de documentos. O secretário frisou que só terão acesso ao benefício, os candidatos que preencherem os requisitos e atenderem a todas as etapas, previstas no edital de seleção. “Com os números divulgados hoje, estamos cumprindo, em praticamente um ano, uma missão inicialmente prevista para ser cumprida no decorrer de quatro anos”, afirmou.

O Programa Bolsa Idiomas foi implantado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em agosto deste ano. Na ocasião, ele anunciou que a meta da Prefeitura é ter 10 mil pessoas capacitadas, até 2016. Com os novos classificados, o número de inclusos no programa salta de 3.963 para 7.743, apenas no primeiro ano de implantação. As aulas dos candidatos classificados nessa etapa deverão ter início ainda em outubro.

A diretora-geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, afirmou que será a última seleção de 2013. Neste processo, 5.935 pessoas se inscreveram, concorrendo a vagas em sete das 11 escolas parceiras do Programa. Os beneficiados terão acesso a bolsas parciais – de 50% do valor do curso escolhido, que pode ser de inglês ou espanhol. O objetivo da Prefeitura é que os capacitados atendam a demanda do setor de serviços durante a Copa de 2014 em Manaus.

Também presente no evento desta terça-feira, o subsecretário de juventude do município, Rodrigo Guedes, destacou que o Programa amplia o acesso da população à qualificação. “Esse programa, desenvolvido no mesmo formato que o programa Bolsa Universidade, realmente ensina a pescar. Dá ao jovem a possibilidade de ascender na vida, por mérito próprio”, destacou.

Entrega da documentação – Os classificados nessa seleção têm entre esta quarta-feira (9) e sexta-feira (11) para apresentar os documentos na sede da ESPI, na avenida Nilton Lins, nº 3229, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, sempre no horário de 8h às 18h.

Dentre outros documentos, deverão ser apresentados os seguintes: comprovante de residência (com endereço igual ao informado no Portal do Candidato); RG e CPF; comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração da escola na qual está estudando; declaração de renda familiar, emitida na inscrição; comprovante de renda familiar (de cada morador da mesma residência, conforme a atividade exercida). A pessoa com deficiência deverá apresentar o laudo médico original ou cópia autenticada, em que conste o Código Internacional da Doença (CID), emitido por Junta Médica Oficial. A lista completa de documentos está descrita no edital de seleção, também disponível para consulta no portal do Bolsa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone0800-092-6355.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.