
PARINTINS – Sobre a restrição de voos no aeroporto de Parintins, a Prefeitura Municipal informa que todas as medidas necessárias para normalidade das operações foram determinadas. Em uma semana, duas restrições foram impostas condicionando a operacionalização plena do aeroporto. A primeira voltada aos voos de aviões a jato, como o EMBRAER utilizado pela empresa azul. Como providência, foi aprovada a licitação para contratação de empresa que fará o serviço de macrotextura na pista.
A outra restrição relacionada a todos os voos comerciais, incluindo Azul e MAP, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exigiu a realização de um plano de manejo aviário, especificamente para o urubu de “cabeça preta”. Segundo o procurador geral do município, Ed Maia, esse estudo deve iniciar o quanto antes para que haja a retomada o mais rápido possível das operações.
Ed Maia ressalta que todas as medidas solicitadas pela ANAC estão sendo providenciadas para que a população não seja prejudicada. “O prefeito Alexandre da Carbrás quer agilidade nas soluções para devolver a normalidade nas atividades do aeroporto Julio Belém”, ressaltou Ed Maia. Voos emergenciais e de transporte de valores seguem normalmente.
Ed reitera a responsabilidade desta gestão com o funcionamento do aeroporto lembrando que em abril de 2013, as operações do aeródromo local foram normalizadas depois de mais tres anos de fechamento do local por conta do perigo aviário.