Prefeitura de Manaus terá plano de ação conjunto de educação ambiental

Rede Municipal faz parceria pela educação ambiental
Rede Municipal faz parceria pela educação ambiental
Rede Municipal faz parceria pela educação ambiental

Manaus – A criação de um plano de educação ambiental conjunto que contemple as escolas da rede municipal de ensino, integrando-as à agenda ambiental da cidade, será o foco do trabalho integrado das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Educação (Semed) em 2015. 

O assunto foi discutido durante reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 12, entre os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e de Educação, Humberto Michilles, na sede da Semed, com a participação de assessores pedagógicos e coordenadores de Educação Ambiental dos dois órgãos.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt,  destacou a importância do trabalho integrado das duas pastas e adiantou que serão realizadas agendas conjuntas para a realização, junto às escolas, de eventos, concursos, oficinas e roteiros com temáticas ambientais.

Para o ano de 2015, a secretária de Meio Ambiente sugeriu que fossem destacados como tema as áreas protegidas da cidade de Manaus e as questões relacionadas à fauna silvestre, especialmente por ser o ano do Sauim de Coleira, animal que só ocorre nas florestas urbanas da cidade e que se em contra em vias de extinção.

A Semmas atuará na formação de professores e assessores pedagógicos, por meio de oficinas realizadas em espaços não formais de educação ambiental, a exemplo das Ocas do Conhecimento Ambiental, coordenadas pela Semed, e também parques, unidades de conservação e áreas verdes da cidade, geridas pelo órgão ambiental.

“Nossa proposta é desenvolver projetos que vão contribuir para uma mudança de conceitos, capacitando os professores como formadores de consciência que são e ajudando as crianças a pensarem como esses temas são de interesse para suas vidas e como as escolas podem ser multiplicadoras desse conhecimento”, afirmou a secretária Kátia Schweickardt.

Deverão ser realizadas atividades, como concursos com premiação para as crianças e escolas sobre temas como a importância da conservação do sauim-de-coleira, combate ao desperdício da água e a importância das áreas verdes e de preservação permanente.

O secretário municipal de Educação, Humberto Michilles, ressaltou a importância do estímulo à permanência do aluno na escola e ao aprendizado, por meio do incentivo à pesquisa, o apoio da tecnologia de ponta e atividades que permitam um efeito prático da educação ambiental na vida escolar, bem como na melhoria dos índices de avaliação das escolas da rede municipal de ensino.

Ele considera oportuna a realização de atividades práticas, aos sábados, com roteiros aos parques e unidades de conservação municipais, levando não só as crianças como também os pais, onde seriam repassadas informações importantes com relação ao meio ambiente. O secretário lembrou que, internamente, a Semed dará início este ano a uma campanha de incentivo à reutilização de papel.

Uma próxima reunião entre representantes da Semmas e da Semed está marcada para acontecer no dia 25 de fevereiro, às 9h, na sede da Semed para definição dos detalhes das formações a serem realizadas, bem como os conteúdos a serem trabalhados durante as atividades.

Amazoninanarede-Semcom

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.