A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), vem trabalhando na recuperação de ramais da zona Rural.
Aproximadamente 70 quilômetros deles, que fazem parte do Projeto Assentamento Tarumã-Mirim, na BR 174 – que liga Manaus a Boa Vista – foram recuperados no ano de 2014.
A recuperação dos ramais visa facilitar o fluxo de veículos com a produção dos agricultores familiares e dos ônibus que transportam os alunos das escolas da área. Os ramais da BR 174 beneficiados foram: Do Buriti, do Jacaré, da Prosperidade, Comunidade Raio de Sol, Novo Paraíso, Cristiano de Paula e Novo Amanhecer.
“Conseguimos com muito esforço e dedicação recuperar alguns ramais que estavam dificultando a escoamento dos produtores da zona Rural. Ainda não é o suficiente, pois ainda existem muitos ramais que necessitam de reparos”, destacou o diretor do Departamento de Abastecimento e Agricultura da Sempab, Francisco Ponte e Silva, acrescentando que a expectativa é recuperar em 2015 pelo menos 100 quilômetros de ramais.
As obras realizadas nos ramais são realizadas pela Patrulha Mecanizada, através de um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A patrulha mecanizada é administrada pela Sempab e dispõe de uma pá carregadeira, um trator de esteiras, dois caminhões com caçamba basculante, uma motoniveladora de rodas, retroescavadeira de rodas, um rolo compactador vibratório e um caminhão de carroceria.
Mais de 30% da obra realizada nestes ramais contou com apoio do Governo do Estado.
Foto: Maitê Barros