Prefeitura assina Pacto com o Unicef para reduzir desigualdades intraurbanas

KV - 15-01-16 UNICEF FAZ REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DAS PLANTAFORMAS DOS CENTROS URBANOS. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

 

 

KV - 15-01-16 UNICEF FAZ REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DAS PLANTAFORMAS DOS CENTROS URBANOS. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.
Monica Santaella, secretária em exercício da Mulher, Servi;\ço Social e Direitos Humanos, do município

Manaus, AM – Reduzir as desigualdades, por meio de uma série de compromissos a serem executados pela Prefeitura de Manaus, nas áreas da assistência social, saúde, educação, esporte e lazer. Esse é o foco principal do Plano de Trabalho 2016 da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), assinado na manhã desta sexta-feira, 15, pelas secretárias municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos em exercício, Mônica Santaella, e da Educação, Kátia Schweickardt, na sede do Unicef, localizada na Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), na zona Centro-Sul.

O documento foi assinado também pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nazaré Andrade, e pela chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, Unai Sacona.

“Nós temos um compromisso de reduzir as desigualdades nos centros urbanos e junto com o Unicef estamos reafirmando este compromisso de esforço conjunto para que o objetivo seja atingido: que as crianças e adolescentes de nossa cidade tenham as mesmas oportunidades em todas as áreas”, afirmou Mônica Santaella.

Na área da educação, a secretária Kátia reafirmou algumas ações que serão desenvolvidas pela Semed, para contribuir com a redução das desigualdades. “Estamos muito comprometidos, neste ano, com a alfabetização plena. Independente do bloco pedagógico, nós vamos corrigir essa distorção, a alfabetização precária. Ao mesmo tempo, estaremos em um trabalho intenso de chamar as famílias para fazer parte da educação dos filhos. A educação é muito mais do que aquilo que é oferecido na escola. É preciso haver uma participação mais efetiva”, declarou Kátia Schweickardt.

Já para a presidente do CMDCA, Nazaré Andrade, é importante traçar metas para que junto ao Unicef e os parceiros surjam ações efetivas que garantam a qualidade de vida dos adolescentes. “Só o CMDCA sozinho não resolve os problemas, assim como os Conselheiros Tutelares sem o apoio da Prefeitura de Manaus também não irão fazer muito. Estamos com novas metas, novos objetivos e o mais importante, unindo esforços em prol das nossas crianças”, garantiu.

Entre as ações que deverão ser implementadas neste primeiro semestre estão cursos em Educação à Distância (EaD) e o lançamento de projetos como o “Viver Melhor Sabendo Jovem” e “Mobilização dos Adolescentes PCU Manaus”.

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma parceria entre o Unicef e oito capitais brasileiras (Manaus, Belém, Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo) para promover a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes que vivem nas áreas mais vulneráveis dos grandes centros urbanos brasileiros. Na capital amazonense, foram escolhidos os bairros Jorge Teixeira e Santa Etelvina como prioridade para a execução das ações.

Segundo Unai Sacona, a estratégia da plataforma se baseia na aferição da redução das desigualdades que afetam crianças e adolescentes nos centros urbanos, na promoção da participação cidadã dos adolescentes e no fortalecimento da integração de políticas públicas intersetoriais voltadas para a infância e adolescência nos territórios vulneráveis.

“Nós acreditamos na priorização das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Somente com um trabalho coordenado entre as secretarias, sociedade civil e iniciativa privada é que iremos conseguir bons resultados”, concluiu Unai.

Amazonianarede-Semcom

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.