A Prefeitura de Manaus ampliará de 32 para 96 o número de consultas médicas diárias oferecidas na Unidade Móvel Médico-Laboratorial instalada na Praça da Matriz, desde segunda-feira, 03, para atender exclusivamente o público masculino durante o mês de novembro.
A programação faz parte das ações do Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades para o combate às doenças mais comuns entre os homens.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, a unidade móvel registrou uma demanda muito maior do que a esperada e, em uma única manhã, mais de cem homens procuraram o atendimento médico no local. “Isso mostra que existe uma demanda reprimida em relação ao atendimento em saúde da população masculina no município de Manaus e as unidades móveis podem contribuir para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde. Foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que aumentássemos o número de consultas e exames para que toda a demanda fosse atendida na Praça da Matriz”, informou Homero de Miranda Leão.
Além das consultas médicas com clínico geral, a unidade móvel está disponibilizando exames de ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, vias urinárias e próstata) e coleta de material para exames laboratoriais. “Serão dois contêineres que colocaremos no local, um para triagem e o outro com dois consultórios médicos para atender exclusivamente os homens. “Mas, as mulheres também estão sendo atendidas, porque temos também duas unidades móveis de Saúde da Mulher no local para elas até o dia 28 de novembro”, lembrou Homero.
Homero de Miranda Leão lembra que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem executado estratégias para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde, principalmente dos trabalhadores que têm mais dificuldade em procurar uma Unidade de Saúde no horário normal de expediente, das 7h às 17h. “Uma dessas estratégias foi a implantação do horário ampliado em dez Unidades de Saúde, que funcionam das 7h às 21h, de segunda à sexta-feira, e das 7h às 13h, aos sábados, permitindo que os homens tenham um horário alternativo para procurar cuidados médicos”, ressalta o secretário.
A distribuição de senhas é realizada às 8h. Para a consulta médica é necessário apresentar RG e CPF, ou certidão de nascimento para menores de idade. Para a ultrassonografia, é necessária requisição médica, RG e CPF.
Além do atendimento exclusivo para homens, a Semsa está mantendo, na Praça da Matriz, atendimento com duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher com serviços de mamografia, ultrassonografia e preventivo.
As dez Unidades de Saúde que funcionam em horário ampliado são:
1 – UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I;
2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;
3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;
4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;
5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II;
6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;
7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada;
8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;
9 – UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II;
10 – UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.
Texto: Eurivânia Galúcio – Foto: Rodemarques Abreu