Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto foi ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na noite deste sábado, 10, para recepcionar a Kamélia, personagem mais tradicional do carnaval amazonense.
Ele fez a entrega da chave da cidade e abriu oficialmente o período de festejos carnavalescos de 2015 em Manaus. A tradição de recepcionar a boneca acontece desde 1938.
Este ano, além dos tradicionais bonecos do Zé Pereira e da Jardineira, a Kamélia também veio acompanhada de um boneco representando o prefeito. Para Arthur Neto, a chegada é muito importante e mantém vivas as tradições carnavalescas de Manaus, que vem resgatando sua história, como a revitalização do centro da cidade.
“É uma tradição nossa. Minha mãe já falava da Kamélia e meu neto também já conhece. Devemos cultivar as boas tradições e o que é bom devemos manter e fazer disso nosso patrimônio. Estamos fazendo um grande esforço para voltar a dar vida ao nosso patrimônio. A história de Manaus é muito bonita e deve ser louvada”, disse o prefeito.
Ao lado da diretoria da Kamélia estavam presentes representantes de outras escolas de samba de Manaus, o Rei Momo e os demais personagens carnavalescos. Todos fizeram uma grande festa no saguão do aeroporto e, juntos com o prefeito, recepcionaram a Kamélia, que chegou a atrair olhares dos turistas e de visitantes mais curiosos recém chegados.
De acordo com Almério Botelho, presidente do Olímpico Clube, a Kamélia está recuperando a tradição de abrir as folias de momo e continua sendo o símbolo maior do carnaval. “Dá um grande trabalho, mas é gratificante ver que a Kamélia está retomando seu lugar no carnaval. Hoje, como único símbolo vivo do carnaval amazonense, busca ressuscitar os carnavais de clubes que tanto encantaram Manaus”, afirmou.
Depois de ser recebida pela comitiva, a Kamélia desfilou pela cidade em carro aberto do Corpo de Bombeiros e o prefeito aproveitou para deixar um recado. “É divertido brincar neste período, mas não podemos deixar de ter responsabilidade nunca. Devemos lembrar que temos família em casa. Então é bom sempre ter esta consciência. Que todos nós tenhamos um bom Carnaval”, assinalou.
Matéria: Ulysses Marcondes – Foto: Alex Pazzuelo