Manaus – Tomou posse nesta terça-feira, 14, como novo procurador-geral de Justiça o promotor Carlos Fábio Braga Monteiro. Ele se comprometeu em fortalecer a instituição e as promotorias do interior.
A solenidade foi realizada na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), na zona Oeste da cidade, com a presença de várias autoridades. Entre elas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Durante a posse, Arthur destacou que o MPE-AM tem atuado de forma equilibrada, sendo um parceiro das demais instituições públicas. Ele defendeu a autonomia do órgão para que a sociedade se sinta mais protegida. “Desejo ao jovem procurador Fábio que seja firme. Tenho certeza de que teremos uma gestão muito equilibrada. O Fábio e o Francisco Cruz são da mesma linha de retidão, que, espero, se estenda na proteção da sociedade”, destacou.
Carlos Fábio Braga Monteiro foi escolhido pelo governador do Estado, José Melo, por meio de lista tríplice, depois de ter sido o mais votado pelos colegas de profissão. Ele substituirá, pelos próximos dois anos, o então procurador-geral, Francisco das Chagas Santiago Cruz.
“Vamos dar continuidade ao fortalecimento do Ministério Público, principalmente no interior, que está mais aquém, se comparado a capital. Queremos mais celeridade nas ações desempenhadas pelos procuradores e promotores de Justiça e, por isso, vamos realizar concurso público para promotores de Justiça nos interiores e para os demais profissionais de apoio. Na capital, teremos concurso para peritos, engenheiros, contadores, enfim, vamos subsidiar melhor os laudos das nossas investigações”, afirmou o novo procurador-geral.
Reportagem: Alita Falcão
Foto: Alex Pazuello