Prefeito acompanha início da demolição de parte danificada do Proama

07-07arturO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou, nesta segunda-feira, 7, o início da demolição da plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na zona Leste da cidade. Há quase duas semanas a estrutura foi parcialmente danificada depois que uma balsa atingiu os pilares de sustentação.

Um martelete hidráulico e uma balsa com capacidade para sustentar até 2.100 toneladas estão sendo usados para demolir a armação de concreto. A expectativa é que o serviço seja concluído ainda esta semana para que as vigas metálicas comecem a ser instaladas.

“Imaginamos que até sexta-feira, 11, as vigas metálicas já comecem a ser colocadas na plataforma de captação. Agora, dependemos de detalhes, como o projeto de interligação dessas vigas, para que tudo fique seguro e se vença uma grande etapa dessa obra de recuperação do Proama. Nosso objetivo é colocar água nas casas das pessoas no espaço de tempo mais curto possível”, afirmou Arthur Neto.

Enquanto fiscalizava os trabalhos, o prefeito aproveitou para conversar com uma equipe de fiscais da Marinha do Brasil e chamou a atenção para uma balsa que navegava com a devida margem de segurança, longe das defensas do Proama. “É notável a diferença de comportamento de um condutor responsável, que sabe que não pode navegar perto da estação, da atitude irresponsável de quem causou o acidente e que deixou tantas pessoas sem água em Manaus. Os indícios são cada dia mais claros de que tem algo a mais de podre no reino da Dinamarca”, ponderou.

O serviço de demolição é feito paralelamente aos trabalhos de construção das vigas metálicas que vão resolver, provisoriamente, o problema de falta de água nas zonas Leste e Norte de Manaus. Das 500 mil pessoas atingidas, 50 mil ainda estão sem fornecimento residencial, sendo atendidas somente por carros-pipa.

Para garantir que os prazos sejam cumpridos e que o Proama volte a funcionar até o final de julho, o prefeito também foi à fábrica Carboquímica, no Distrito Industrial, responsável por confeccionar as peças de metal. Ao todo, 80 metros de vigas metálicas serão finalizados ainda esta semana. Serão duas placas, de 40 metros cada, que irão sustentar os tubos de captação do Proama.

“Já temos as quatro peças de 12 metros e nesta segunda-feira, 7, iniciou a construção da primeira, de duas peças com 16 metros de comprimento. As vigas metálicas têm dois metros de largura, cada, e serão montadas como uma calha que abrigará os tubos de captação do Proama”, explicou prefeito.

Intervenção

Devido às denúncias de venda irregular de água para as família da zona Leste de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que a Defesa Civil de Manaus intervisse na distribuição, passando a gerenciar o trabalho dos 25 carros-pipa que estão atendendo cerca de 50 mil pessoas.

“A medida vem para acabar com as irregularidades na distribuição feita pelos carros-pipa. A meta é que a água chegue para todos e em tempo hábil para minimizar o sofrimento dessas pessoas. O Procon Municipal e a própria Ouvidoria do Município também serão parceiros nessa ação de gerenciamento do abastecimento de água”, concluiu o secretário-executivo da Defesa Civil, capitão Anibal Gomes.

Reportagem: Alita Falcão / Foto: Arlesson Sicsú

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.