Prédio desaba e pelo menos seis morrem na Zona Leste de São Paulo

Sessenta homens do Corpo de Bombeiros trabalham no local em busca de vítimas soterradas.

Uma obra na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira e deixou, pelo menos, seis mortos, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros no Twitter. Por telefone, porém, a corporação informou que são cinco os mortos, sendo que dois corpos já foram retirados os escombros e outros três ainda serão resgatados. Os dados ainda são desencontrados, e se chegou a dizer que número de vítimas era sete.

Outras dez pessoas ainda estariam presas nos escombros. Onze vítimas foram socorridas com ferimentos e levadas para hospitais da região. Na hora do desabamento, por volta das 8h30 desta manhã, cerca de 35 pessoas trabalhavam no local.
Vinte viaturas, dois helicópteros e cães farejadores da Polícia Militar ajudam no resgate.

A construção, de cerca de 400 metros quadrados e dois pavimentos, ruiu totalmente. A obra estaria sendo executada há cerca de três meses, mas os bombeiros não souberam informar se era uma reforma ou a construção do prédio, que abrigaria uma loja do Magazine Torra Torra.

Por meio de nota, a rede e lojas afirmou que não é dona do imóvel nem responsável pela obra. Havia um contrato de locação do prédio e a obra, segundo a nota, era realizada pelo proprietário.

Em entrevista à GloboNews, o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo informou que provavelmente alguma falha na execução da obra tenha causado o desmoronamento da estrutura. Além disso, estruturas dos escombros ainda podem desabar, o que torna o trabalho dos bombeiros mais crítico. “Houve um colapso estrutural de uma laje que afetou vigas e pilares”, disse Palumbo, ressaltando que as causas do desabamento ainda serão apuradas. Antes da obra, segundo vizinhos, funcionava no local um posto de gasolina. Entretanto, não há nenhuma confirmação de que esse fato possa ter causado o desabamento.

Celular – Uma das vítimas, de 24 anos, fez contato com o resgate pelo celular. Ela afirmou que estava com as pernas presas e ajudou os bombeiros na localização. Os bombeiros tiveram certa dificuldade de chegar até a vítima pela quantidade de escombros, mas o operário acabou resgatado com consciente e levado para um hospital da região com ferimentos nas pernas.

Familiares dos trabalhadores da obra começam a chegar ao local do desabamento em brusca de notícias sobre as vítimas. Um dos feridos em estado mais grave foi levado para o Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.

Às 9h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a avenida Mateo Bei nos dois sentidos, mas não há registro de congestionamento na região. Na avenida passam 24 linhas de ônibus, sendo duas delas no modelo trólebus – que serão substituídos por ônibus a diesel. Os desvios de trânsito estão sendo feitos pelas ruas laterais.

Inicialmente, quatro imóveis ao redor da área do desabamento foram interditados e desocupados. A Defesa Civil está no local avaliando o impacto do desmoronamento nas construções do entorno.

A Subprefeitura de São Mateus apura quem são os responsáveis pela obra e se ela estava regular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.