Manaus – Os estudantes que ainda não fizeram o processo de recadastramento obrigatório para o Programa Bolsa Universidade têm até a próxima terça-feira, 30, para a atualização dos dados. O benefício pode ser cancelado, se o aluno não prestar as informações exigidas dentro do prazo. Cerca de três mil estudantes encontram-se nessa condição, correndo o risco de perder a bolsa universitária. O Programa Bolsa Universidade é executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
Para fazer o recadastramento, que acontece anualmente, os alunos que possuem o benefício – cerca de 16 mil pessoas – devem acessar o novo portal do programa, através do site www.bolsauniversidade.manaus.am.gov.br e fazer a atualização dos dados.
Segundo a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, aqueles que estão enfrentando problemas para concluir o recadastramento através do site devem comparecer à instituição (avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D da Universidade Nilton Lins – Parque das Laranjeiras), munidos de RG, CPF e documento comprobatório de vínculo com a universidade cursada. “Estamos com equipes reforçadas para atender os estudantes na sede da Espi e pelo telefone”, ressalta.
Luiza também explica que o recadastramento garante a transparência do processo e o rigor na fiscalização, para que o benefício alcance a fatia da população que realmente necessita desse impulso para ingressar na universidade. “Com a atualização de dados é possível acompanhar a situação socioeconômica e acadêmica dos estudantes do programa. A partir dessa análise, a matrícula é renovada ou o aluno entra em processo de desligamento programa”, afirma.
A exclusão, de acordo com ela, só ocorre quando o estudante não atende mais aos critérios exigidos para permanência no programa – casos em que há ascensão econômica ou desempenho abaixo do esperado na universidade. O público-alvo do programa, Luiza ressalta, são os estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear os estudos.
O recadastramento é previsto pela Lei Municipal nº 1.357, que determina a sua realização periodicamente. O cruzamento dos dados obtidos com o recadastramento será feito do dia 1° a 10 de outubro. A lista com os nomes dos beneficiários em situação regular deve sair no dia 14 de outubro. O agendamento para entrevistas de alunos em situação irregular será de 15 a 19 de outubro. Para outras informações:0800 092 6355
Bolsa Universidade
É um programa socioeducacional da Prefeitura de Manaus, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 75% e 50% de desconto no valor das mensalidades dos cursos de graduação). O público-alvo é formado por estudantes que sonham com a graduação em um curso universitário, mas não possuem condições de custear os estudos, comprovadamente. Foi criado pela Lei nº 1.350 de 7 de julho de 2009. Atualmente, 14 instituições parceiras estão credenciadas no Programa: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte. Até 2013 foram contemplados mais de 53 mil estudantes com bolsas de estudo.
Foto: Hariele Quara