Posto de combustíveis recebe quase R$ 16 mil em multas por obra sem licença

08-05postoManaus – Um posto na avenida Torquato Tapajós, sem licença junto ao Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), que já havia sido notificado, embargado, interditado e multado, teve ferramentas apreendidas e foi multado novamente, nesta quinta-feira, 08, por uma equipe de fiscalização do órgão. O motivo foi o descumprimento das ações anteriores para manter a obra paralisada.

O processo de aprovação e licença do posto teve entrada no Implurb, mas a tramitação não prosseguiu, o que impossibilitou a autorização para construção e funcionamento.

Foram apreendidos no local três máquinas de solda, uma serra elétrica, uma escada, oito latões de tinta, 14 sacos de argamassa, um cortador de ferro, entre outros itens. Somadas as quatro multas, o imóvel tem uma dívida de R$ 15.994,37 com a prefeitura.

Postos de combustíveis têm uma tramitação específica em razão do tipo de atividade que exercem, tipo 3, conforme o uso definido no Plano Diretor, tendo ainda exigências próprias, conforme a secção V, art. 120, incisos de I a IX, do Código de Obras (lei 003/2014), inclusive de apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para que o órgão regulador tenha informação sobre a anuência quanto à instalação do posto. Sem o cumprimento das exigências não é possível liberar a obra.

Outra apreensão

Na avenida Castelo Branco, Cachoeirinha, a fiscalização do instituto interditou e fez a apreensão de material em outra obra sem licença, embargada no mês passado após denúncia. O imóvel tem dois pavimentos e o processo foi aberto em abril. Foram apreendidos no local um carrinho de mão, três ferros de cova, quatro portas de madeira, sete caixas de cerâmica, duas pias de banheiro, cinco caixas de luminária, entre outros itens.

De janeiro a abril, o Implurb fez 771 notificações de obras irregulares na capital, aplicando 143 embargos. O Disk Ordem, o 161 do instituto, que recebe denúncias da população, abriu 114 processos referentes a esse tipo de irregularidade.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.