Por precaução o entorno  dos presídios de Maus tem segurança reforçada

A ação ganhou reforço da Força Nacional e contará com sobrevoos de aeronaves em todas as unidades

Manaus, AM – As forças de segurança do Estado ampliam as operações em toda Manaus e, em especial, no sistema penitenciário neste final de ano. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e a Força Nacional, realiza, desde o último dia 15, a “Operação Cerberus”, que inclui revistas nos presídios e ronda – terrestre,  aérea e fluvial – permanente no entorno das unidades do sistema prisional do Estado.

Neste final de semana, a “Operação Cerberus” se intensifica com o acompanhamento das visitas de fim de ano e o reforço no policiamento nas áreas próximas às unidades prisionais.

A operação, que permanece em janeiro de 2018 por tempo indeterminado, contempla, além do patrulhamento e revistas, o reforço de efetivo policial nas muralhas e acompanhamento das trancas das unidades no final de tarde.

De acordo com o secretário da Seap, coronel PM Cleitman Coelho, todo o efetivo operacional da Seap, cerca de 60 servidores, está empregado na ação. “Nossos servidores que atuam em unidades prisionais, o grupo da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e o Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) estão em campo acompanhando toda a movimentação das unidades prisionais, para assegurar o cumprimento adequado da rotina em cada presídio”, afirmou.

Participam também da “Operação Cerberus”, 100 policiais militares e 20 policiais civis do grupo Fera. O secretário Cleitman Coelho ressalta, ainda, que o reforço do efetivo da Força Nacional, que chegou a Manaus no último sábado (23), está dando mais apoio às ações programadas. “Hoje temos um total de 72 policiais da Força Nacional em Manaus. Juntando forças, estamos atuando constantemente para garantir a paz e a ordem no sistema prisional”, disse.

O comandante geral da PMAM, coronel David Brandão, afirmou que todas as operações especiais realizadas neste final de ano em Manaus, bem como o policiamento ordinário, envolve cerca de 850 policiais militares por turno. “Estamos com operações coordenadas em toda a cidade, com todo o nosso efetivo envolvido para assegurar à população um clima de paz neste final de ano”, afirmou.

Presidio do Puraquequara

O coronel David Brandão destacou, além da “Operação Cerberus”, a realização da “Operação Pororoca”, com barreiras itinerantes nas chamadas áreas vermelhas, onde há índice maior de ocorrências criminais; a “Operação Catraca”, que permanece com abordagens a ônibus do transporte coletivo para inibir assaltos; e as operações “Fecha Quartel” e “Fim de Ano Seguro”, que, respectivamente, levaram o efetivo de policiais da área administrativa às ruas e reforçaram o policiamento em áreas de grande fluxo, como as áreas comerciais do Centro e da zona centro-sul de Manaus. Como diferencial  nas operações policias está o uso de aeronaves no patrulhamento.

 Movimento no Natal e véspera

O secretário da Seap, Cleitman Coelho, ressaltou que a operação realizada durante as visitas aos internos do sistema prisional, no período de Natal, saiu conforme planejado. “Registramos no dia 23 e 24 movimentação tranquila, a partir do momento  que todas as visitas foram liberadas para entrar.

A Seap pretende  garantir uma virada de ano igualmente estável, com a intenção de preservar a vida dos custodiados, seus familiares, servidores e prestadores de serviços no sistema prisional”, afirmou.

De acordo com Cleitman Coelho, as unidades prisionais do interior do Estado também têm recebido ações de intensificação das revistas, a exemplo de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), onde foi realizada uma revista na unidade prisional do município durante a última quinta-feira (28).

Amazonianaede-Assessoria

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.