Por dia, cerca de três crianças e adolescentes sofrem violência sexual em Manaus

Manaus – Em 2013, cerca de três crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violência sexual (estupro ou assédio), em Manaus, totalizando 1.045 casos ao longo do ano.

Os dados, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram destacados pela presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora Therezinha Ruiz, nesta segunda-feira, dia 17.

Ela ressaltou que a Câmara irá realizar uma audiência pública para discutir o assunto e principalmente as medidas de proteção que podem ser adotadas pelos pais de crianças. Segundo dados da SSP, só no ano passado houve um aumento de 35% em relação ao ano de 2013. “Como podemos ver, os casos continuam aumentando, por isso, há uma necessidade de falarmos mais do assunto nas escolas, onde as crianças passam boa parte do dia”, destacou.

Therezinha informou ainda que a maioria das vítimas são meninas com idade entre 12 e 17 anos, entre os meninos, as principais vítimas tem entre 0 e 11 anos de idade.

A parlamentar ressaltou que, conforme os casos registrados na polícia, a maioria dos casos de abuso acontece dentro de casa, sendo praticados pelos próprios parentes ou pessoas próximas, como os vizinhos. A vereadora destacou que casos como estes só podem ser combatidos com o auxílio da sociedade, e incentivou a população a denunciar o problema e a estar atentos para qualquer atitude suspeita.

Através da audiência Therezinha também visa divulgar o que as famílias vítimas devem fazer, como registrar o crime imediatamente e procurar auxílio médico e psicológico para as vítimas. No município, o serviço de atendimento às vítimas de violência sexual (Savvis) da secretaria municipal de saúde (Semsa), funciona na maternidade Moura Tapajós.

Ali, as vítimas recebem acompanhamento psicológico, administração de medicamentos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada, assim como, acompanhamento ambulatorial pelo período de seis meses estão entre os serviços prestados pela entidade.

Por: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.