População de Nova Airão (AM) opina sobre mudanças em área ambiental

14-12ambNovo Airão, AM – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), quer saber a opinião dos moradores da comunidade Bom Jesus do Puduari, no município de Novo Airão, a aproximadamente 115 km de Manaus, sobre redelimitação e recategorização do Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, e da Área de Proteção Ambiental Margem Direita do Rio Negro Setor Norte.

Ontem, foi realizada uma Consulta Pública, para colher as impressões e posicionamentos da população.

O objetivo é discutir com a sociedade local a redelimitação e a recategorização das unidades de conservação estaduais na margem direita do rio Negro: Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Direita do Rio Negro Setor Paduari-Solimões, e Parque Estadual do Rio Negro Norte.

A proposta da SDS é criar uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) nas imediações do Parque Estadual Rio Negro e da APA, para que as 55 famílias da região possam ter acesso a recursos e políticas públicas.

Elas não podem participar de programas do governo de regularização fundiária, por exemplo, porque vivem num Parque Estadual, e, nele, não é permitida a existência de pessoas. Daí a importância de se corrigir os limites do Parque, possibilitando que a população local viva numa categoria que permita sua presença, e seja possível proteger áreas importantes como cabeceiras e nascentes de igarapés e rios.

Amazonianarede – Ascom SDS

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.