Pontos de Entrega Voluntária movimentam 48 ton. de resíduos mês

Postos de entrega voluntária, movimentam toneladas de lixo/mês

 

Postos de entrega voluntária, movimentam toneladas de lixo/mês
Postos de entrega voluntária, movimentam toneladas de lixo/mês

Manaus, AM – Uma média  de 48 toneladas de materiais recicláveis estão sendo recolhidos por mês nos quatro Pontos de Entrega Voluntaria (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus em parceria com grupos de catadores. Os PEVs foram criados para servir de posto de coleta para a população que separa o lixo domiciliar para reaproveitamento.

Nestes locais, o cidadão pode levar seu material e beneficiar de forma direta as associações. Os pontos mobilizam equipes da coleta seletiva da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) no apoio e beneficiam quatro associações, que somam mais de 90 catadores.

Além de servir como ponto de coleta de resíduos, os PEVs começam a exercer uma função social importante, segundo os próprios catadores, pois servem como referência de cuidado ambiental. “Os pontos acabam funcionando também como agentes ambientais, já que a população é incentivada a separar seu lixo e levar para uma reutilização mais adequada. Orientação e informação também são parte da nossa atividade aqui”, explicou Ivanete Brito, presidente Catadores Associados pela Limpeza do Meio Ambiente (Calma) e mantenedora do PEV do Parque dos Bilhares.

A Prefeitura oferece apoio logístico e de infraestrutura aos catadores e retira uma vez por semana os resíduos recolhidos pelos PEVs, levando para as associações envolvidas nessa categoria de coleta seletiva. “A logística é imprescindível para esses trabalhadores que contam com recursos ainda limitados para o transporte do material”, explicou Laurimar Costa, presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Semulsp.

Atualmente, a cidade de Manaus conta com quatro PEVs, localizados na Praça do Dom Pedro (Zona Centro-Oeste); Parque dos Bilhares (Zona Centro-Sul); Parque do Mindu (Zona Centro-Sul) e Parque Lagoa do Japiim (Zona Sul), que recolhem, em média, três toneladas por semana cada um, rendendo cerca de 48 toneladas de material por mês.

Recicláveis

Segundo Cibele Patrícia, catadora da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) os PEVS não recebem qualquer tipo de material. “As vezes as pessoas chegam trazendo lixo orgânico e até entulhos. Não são materiais aproveitáveis para catadores. Importante que a população saiba quais são os resíduos que se pode reciclar. No PEV nós orientamos a população sobre isso também”, informou.

A maioria dos PEVs trabalha com papel, papelão, pet, embalagem plástica (PAD), alumínio, ferro, tetra pak, óleo usado e eletroeletrônico. Resíduos de comida não devem ser descartados nos PEVs, assim como vidros, pneus e entulhos, que têm destinações diferentes. “Pneus podem ser reciclados, mas possuem descarte diferente e existe uma empresa apta para essa reciclagem”, explicou o secretatario Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.