Manaus, AM – A poluição sonoro nos diferentes pontos nos bares de Manaus, começa a ser combatida mais intensamente, para alegria dos moradores que não suportam mais tantos barulhos nos ouvidos.
Por isso, nove bares das zonas Oeste e Centro-Oeste foram alvo da operação Harpócrates, de combate à poluição sonora, realizada na noite dessa sexta-feira (9/11), em conjunto pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente, da Polícia Civil, Batalhão Ambiental, da Policia Militar, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Prefeitura de Manaus.
No total, foram apreendidas seis caixas amplificadoras e duas mesas de som em estabelecimentos que não possuíam a licença ambiental do município para funcionamento com atividade sonora.
A maioria dos bares já havia sido fiscalizada em ocasiões anteriores e alguns vinham descumprindo a determinação.
Um dos bares flagrados descumprindo a ordem de interdição, fica localizado na avenida Laguna, no Lírio do Vale, e recebeu multa de 251 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a aproximadamente R$ 25 mil, além de ter equipamentos apreendidos.
A prática da poluição sonora e a ausência de licença ambiental são crimes graves previstos pelo Código Ambiental do Município, conforme a Lei 605/2001.
A operação atendeu a demandas feitas por meio de denúncias à Dema e à Semmas, bem como a requisições do Ministério Público do Estado (MPE-AM). A ação contou com o apoio do Grupo Fera, além da Perícia Técnica, ambos da Polícia Civil.
Amazoninarede-Semmas
Cadê o número da denuncia???