Estão sendo realizadas, nesta semana, as primeiras defesas de doutorado do Polo UEA na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec).Os doutorandos, Marco Aurélio Nicolato Peixoto e Rosa Oliveira, são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia (Ifam) e foram orientados pelos professores Ierecê Barbosa e Amarildo Gonzaga, respectivamente.
Na avaliação da coordenadora do Polo Acadêmico Amazonas – UEA, professora Josefina Barrera Kalhil, a formação qualificada de professores nas áreas de Ciências e Matemática é uma necessidade que precisa ser emergencialmente sanada na região Norte do país, onde a falta de professores nestas áreas do conhecimento é uma realidade. Ela lembra que a Reamec tem como objetivo formar 200 professores doutores nas áreas de Ciências e Matemática até 2020.
“Essa rede tem um papel fundamental para a formação e fixação de doutores na Amazônia Legal com qualificação nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática. Essa carência precisa ser sanada para que não haja prejuízo do ensino na região”, considera.
Os interessados em participar da Reamec têm duas opções de linha de pesquisa: a primeira voltada para formação de professores para a Educação em Ciências e Matemática e a segunda aborda os fundamentos e metodologias para a Educação em Ciências e Matemática.
REAMEC
A Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) é um programa de doutorado que visa à formação de doutores em toda a Amazônia Legal até 2020. O programa abrange Instituições de Ensino Superior do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Reamec possui polo no Pará, gerenciado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e ainda um polo no Amazonas que abrange os Estados de Acre e Roraima com coordenação da UEA.
Com informações de Amanda Mota – UEA