Político defende veto a redes para menores de 15 após morte de influencer

Politico d24am 1024x774
(Foto: Reprodução/X) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/politico-defende-veto-a-redes-para-menores-de-15-apos-morte-de-influencer/

Debate sobre limite das plataformas digitais ganhou força após morte de influenciador durante live streaming

França- O deputado e ex-primeiro-ministro francês Gabriel Attal propôs a proibição total do acesso de menores de 15 anos às redes sociais, um toque de recolher digital para adolescentes entre 15 e 18 anos e a aplicação de dois testes de dependência de telas durante a escolarização. A iniciativa surge após a morte do influenciador Jean Pormanove, conhecido como JP, que chocou a opinião pública na França nesta semana.

Attal, que em 2024 se tornou o mais jovem premiê da história do país aos 34 anos, ocupa atualmente o cargo de secretário-geral do partido Renascimento, do atual presidente Emmanuel Macron, e é pré-candidato à eleição presidencial de 2027.

Attal justificou as propostas afirmando que “nossos jovens se tornam toxicômanos das redes sociais. Viciados nas imagens que se sucedem, nos discursos para chocar e nos atos mais violentos”.

“Um homem morreu ao vivo. Nas redes sociais. Diante de milhares de pessoas. A morte de Jean Pormanove, cujo nome verdadeiro era Raphaël Graven, é, antes de tudo, uma tragédia. E quero expressar minhas mais profundas condolências à sua família e entes queridos”, completou Attal.

O plano prevê dois testes de verificação de vício em telas no 6º e no 10º ano de escolarização. Até os 15 anos de idade, o acesso às redes seria proibido, em linha com proposta já defendida por Macron.

Para adolescentes entre 15 e 18 anos, o chamado toque de recolher consistiria em limitar o tempo de uso, embora Attal não tenha detalhado a forma de aplicação da proposta.

Outra medida sugerida é que transmissões de vídeo passem a ser exibidas em preto e branco após meia hora. “Menos cores, menos dopamina, menos vício”, afirmou. O projeto também prevê a cobrança de uma taxa das plataformas digitais, destinada a financiar programas de combate à dependência tecnológica.

O debate ganhou força após a morte do influenciador, de 46 anos, que foi encontrado pelas autoridades na segunda-feira (18) em plena transmissão na plataforma Kick.

amazonianarede
Do R7 Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.