Plataformas passam a ser utilizadas por ônibus articulados

coletivoManaus – Desde ontem, sábado, as linhas de coletivos que circulam com ônibus articulados, oriundas das zonas Norte e Leste de Manaus, deverão realizar o embarque e desembarque de passageiros nas 21 plataformas localizadas no canteiro central das avenidas Max Teixeira, Noel Nutels e Camapuã e também na Alameda Cosme Ferreira.

De acordo com a prefeitura, a faixa de circulação dos ônibus ainda não funcionará como corredor exclusivo nestas vias.
Para a prefeitura, a iniciativa de transferir os ônibus articulados da faixa da direita para a esquerda visa melhorar o tempo de viagem das linhas. “Os ônibus conseguem circular com mais facilidade na faixa da esquerda por que nela não há entrada e saída de garagens ou de vias perpendiculares.

Os veículos menores não podem parar para fazer embarque e desembarque neste lado da via. Por isso, mesmo sem funcionar como corredor exclusivo, já há um ganho considerável na velocidade de circulação dos ônibus”, explicou o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, por meio de assessoria.

O sistema de implantação de faixas exclusivas para ônibus deverá ser feito por etapas. “Depois que os ônibus começarem a utilizar as plataformas, vamos analisar quais trechos poderão funcionar como exclusivos e quais poderão funcionar como semi exclusivos. Após essa definição, será feita a sinalização conforme cronograma do Manaustrans”, afirmou.

Confira as linhas:

Av. Camapuã (três plataformas) e Av. Noel Nutels (quatro plataformas)
448 – Cidade de Deus/T1/Centro
640 – T4-3/ Cidade Nova / T1 / Centro

Av. Max Teixeira (nove plataformas)
300 – T3 -1 / Centro
448 – Cidade de Deus / T1 / Centro
640 – T4-3 / Cidade Nova / T1 / Centro

Alameda Cosme Ferreira (cinco plataformas)
600 – T4-5/ Centro
650 – T4-5/ Tefé/ T2/ Centro
652 – T4 / V-8 / T1/ Centro
671 – T5-2/ Cachoeirinha
678 – T4-5/ V-8/ Ponta Negra

Amazonianarede – Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.