Manaus – O coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Dan Câmara, apresentou relatório, nesta segunda-feira, 23 de junho, às 19h com nenhuma ocorrência de violência ou criminalidade registrada nas áreas da Ponta Negra, na avenida Itaúba, na zona leste, e no Centro, que somadas representavam mais de 80 mil pessoas.Só na Ponta Negra, pelo menos 40 mil pessoas passaram pelo fan fest e praia durante todo o dia e o começo da noite, quando se apresentou a atração principal, a banda de pagode Pixote.
No public view Itaúba, cerca de 15 mil pessoas foram assistir o jogo pela TV e curtir as atrações musicais. O pintor Alexandre Mococa, 34 anos, que levou a família para se divertir, disse que o dia foi muito proveitoso. “Estamos bem à vontade por aqui. Tirando o calor, tá todo mundo a fim de curtir a Copa do Mundo. Isso é muito legal, porque estamos dando uma grande demonstração de civilidade para o mundo, brincando com segurança”, disse.
A praça São Sebastião, na frente do Teatro Amazonas, no Centro da cidade, já se tornou o point preferido pelos turistas de todo o mundo, que curtem os barzinhos tradicionais para se refrescar do calor intenso que vem fazendo em Manaus, com temperatura que beira os 40 graus. “No mínimo 15 mil pessoas estão concentradas aqui no entorno do teatro, se divertindo, se confraternizando. Nosso efetivo da Polícia Militar está aqui para garantir que todos brinquem com muita segurança”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Almir David.
O coordenador Dan Câmara disse que a execução do plano operacional da Segurança Pública transcorreu normalmente durante o jogo e que a operação continuaria pelo menos até às 21h. A partir daí, a Polícia Militar entra com suas malhas de policiamento até o amanhecer.
Dan destacou a operação de recepção das delegações de Honduras e Suíça, que jogam na quarta-feira na Arena da Amazônia. “Como previsto no plano operacional, o deslocamento das equipes do aeroporto para os hotéis foi feito dentro da normalidade pelos órgãos envolvidos, seguindo rotas protocolares previamente elaboradas e acompanhadas desde o CICC-R”, afirmou o coordenador.
Assaltantes presos
Logo nos primeiros dias do fan fest da Ponta Negra, que diariamente recebe um bom número de pessoas para curtir o clima e o pôr-do-sol do maior balneário público da cidade, oito ocorrências de furto de carteiras e de celulares foram registradas no local.
No final da tarde de hoje, a polícia conseguiu prendeu uma quadrilha que foi apontada como a responsável pela maioria desses casos. Os procedimentos de prisão em flagrante foram realizados no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro de Santo Agostinho, na área da Ponta Negra.
Socorro rápido
Outro fato destacado na operação do dia foi a utilização inaugural do helicóptero multimissão do Corpo de Bombeiros no socorro à vítima de politraumatismo no trânsito, com resposta rápida.
Um motociclista se acidentou no trânsito ao se chocar com uma picape na avenida Nilton Lins, na zona Centro-Sul. O Disque-Bombeiros 193 foi acionado e o helicóptero chegou ao local da ocorrência em um minuto e meio e gastou mais dois minutos no transporte da vítima ao hospital João Lúcio, na zona Leste.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha, um deslocamento de ambulância por terra demoraria não menos de 20 minutos, o que poderia colocar a vida da vítima em risco, que tinha duas fraturas, na perna esquerda e no pulso direito.
“Nem esperava e quando vi helicóptero pousou e rapidamente cheguei ao hospital”, disse Johnny Lima, o motociclista que estava bastante agradecido à equipe de socorro do Bombeiros.
Serviços disponíveis ao turista
Disque-Turista – A SSP-AM disponibiliza ao turista o atendimento personalizado pelo 190. Em situação de emergência, basta discar o número de emergência de seu país de origem que a tecnologia do Ciops direciona o atendimento para o 190, onde um operador falará em inglês, italiano, espanhol ou francês.
Delegacia Móvel – Embarcada em um ônibus bem equipado, a unidade da Polícia Civil funciona no fan fest Ponta Negra, diariamente. A ideia é facilitar o socorro imediato a quem precisa registrar uma ocorrência.
Polícia Turística – O turista encontra no Porto de Manaus, no aeroporto internacional Eduardo Gomes e nos pontos turísticos do Centro histórico um posto da Polícia Civil pronto para acolher qualquer situação que lhe afete. A Polícia Militar mantém uma unidade especial, com agentes bilíngues e multilíngues para atender os turistas.
Socorro aéreo – O Corpo de Bombeiros usa um helicóptero exclusivo para resgate e socorro a feridos.
Policiamento fluvial e ambiental – O Batalhão Ambiental da Polícia Militar usa 12 lanchas rápidas para o patrulhamento fluvial da orla do rio Negro, principalmente nas áreas dos hotéis de selva.
Auxílio de saúde – O sol forte, a alta temperatura e a consequente desidratação tem levou pessoas a passar mal, sobretudo na área do fan fest Ponta Negra. O Corpo de Bombeiros mantém postos no local para dar o primeiro atendimento.
Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas