Plano de Contingência prepara Rio Branco para provável cheia

Rio Acre

Rio Acre

Amazonianarede – Assessoria

Rio Branco, AC – Plano de Contingência do Rio Acre, lançado nesta semana, busca antecipar Estado e Município para caso de alagação na capital acreana. Com a chegada da época de chuvas e o aumento do nível do rio, representantes do governo e município apresentaram uma série de medidas para minimizar os prejuízos. São medidas, metas e objetivos estabelecidos a serem cumpridos posteriormente em caso de uma alagação na capital.

O Acre apresenta Plano de Contingência desde 2006, em uma ação que se aprimora anualmente. A intenção primordial do Plano é mobilizar e integrar o Sistema Municipal de Defesa Civil por meio de diversos órgãos estaduais e municipais. “Essa é uma ideia para que possamos realizar um aprimoramento de conhecimento sobre o que está sendo feito e o que deve ser feito”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Pires.

O prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre, lembrou que o rio começa a atingir a população ao chegar à marca de 14m. “Mas medidas de enfrentamento já são tomadas a partir da margem de 12m. O Parque de Exposições está sendo preparado para atender possíveis casos de famílias desabrigadas. O monitoramento do Rio Acre é feito três vezes ao dia”, enfatizou o gestor.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, desde 2009 o nível do Rio Acre tem aumentado a cada ano. “São as focas da natureza mas, estamos atentos para este ano. Sempre esperamos o pior para não sermos pegos de surpresa”,enfatizou.

Marcas de uma enchente

Dona Vanilza Maia lembra do dia em que viu o rio cobrir o teto de sua casa. “Eu perdi tudo vi minhas coisas boiando não cobrou nada nem roupas. Lembro que ficamos no Parque de Exposições por quase três meses esperando o rio baixar e eles (o governo e município) limparem a área, pois agente não podia voltar por causa de doenças”, conta.

Esse ano dona Vanilza diz que se mudou para o interior, o município de Bujari para morar com familiares e que vendeu sua casinha que fica próxima à terceira ponte que passa sobre o Rio Acre.

Ações a serem desenvolvidas em caso de alagação deliberadas no Plano

1 – Socorro a população em risco
* Estabelecimento de abrigos
* Retirada da população das áreas de risco
* Transporte para abrigos

2 – Assistência
* Médica
* Social
* Alimentar
* Segurança nos abrigos
* Segurança nas residências, evitando-se furtos

3 – Reabilitação do cenário afetado
* Saneamento básico (desinfecção e desinfestação de casas atingidas)
* Limpeza e desobstrução de ruas e avenidas
* Limpeza de parques e obras públicas 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.