PIM terá recursos de R$ 105 mi para reforma o seu sistema viário

Manaus – O sistema viário do Polo Distrito Industrial de Manaus, que hoje conta com ruas mau conservadas, deverá ser melhorado a curto prazo e com isso, o trafego de veículos ganhará maior fluidez.

Em reunião realizada na sede da Câmara dos Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, contou ainda que o governo já se prepara para um novo embate em relação à reforma tributária que prevê a redução da alíquota do ICMS interestadual. Afonso admitiu que a redução do ICMS para produtos de informática deve ser usada como moeda de troca para tentar convencer os outros Estados a não mexerem na alíquota amazonense.

O polo de informática representa hoje 12% do faturamento do PIM. A ideia da Sefaz é de utilizar alguma estratégia que sirva pelo menos para manter as empresas que já estão presentes no polo. “Os Estados tendem apresentar maior resistência dessa vez. Não podemos reduzir o valor para 9%.

Devemos discutir um tratamento alternativo para questão do polo de informática como moeda de troca para tentar convencer os outros Estados. É uma carta na manga para oferecer como uma eventual contrapartida em uma situação de impasse. Acredito que conseguiremos alguma solução para pelo menos manter o que temos hoje”.

Afonso explica que há hoje uma política nacional para essa questão e que há empresas instaladas em muitos Estados do Brasil, por isso há a ideia de fazer uma concessão para o polo, no entanto a posição ainda será melhor discutida com o governador.

“A posição do governador é que ele não quer perder nada do que tem hoje. Se ficar demonstrado que conseguimos uma alíquota de equilíbrio para manter o máximo possível de vantagens comparativas para Zona Franca como temos hoje” ele aceita conversar.

(Amazonianarede)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.