PIM terá recursos de R$ 105 mi para reforma o seu sistema viário

Manaus – O sistema viário do Polo Distrito Industrial de Manaus, que hoje conta com ruas mau conservadas, deverá ser melhorado a curto prazo e com isso, o trafego de veículos ganhará maior fluidez.

Em reunião realizada na sede da Câmara dos Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, contou ainda que o governo já se prepara para um novo embate em relação à reforma tributária que prevê a redução da alíquota do ICMS interestadual. Afonso admitiu que a redução do ICMS para produtos de informática deve ser usada como moeda de troca para tentar convencer os outros Estados a não mexerem na alíquota amazonense.

O polo de informática representa hoje 12% do faturamento do PIM. A ideia da Sefaz é de utilizar alguma estratégia que sirva pelo menos para manter as empresas que já estão presentes no polo. “Os Estados tendem apresentar maior resistência dessa vez. Não podemos reduzir o valor para 9%.

Devemos discutir um tratamento alternativo para questão do polo de informática como moeda de troca para tentar convencer os outros Estados. É uma carta na manga para oferecer como uma eventual contrapartida em uma situação de impasse. Acredito que conseguiremos alguma solução para pelo menos manter o que temos hoje”.

Afonso explica que há hoje uma política nacional para essa questão e que há empresas instaladas em muitos Estados do Brasil, por isso há a ideia de fazer uma concessão para o polo, no entanto a posição ainda será melhor discutida com o governador.

“A posição do governador é que ele não quer perder nada do que tem hoje. Se ficar demonstrado que conseguimos uma alíquota de equilíbrio para manter o máximo possível de vantagens comparativas para Zona Franca como temos hoje” ele aceita conversar.

(Amazonianarede)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.