PIM quer produzir este ano 1 milhão de bicicletas

Amazonianarede – Jornal do Commércio

Manaus – E não é que as “magrelas” tem caído no gosto do consumidor no Amazonas? Para se ter uma ideia, somente em 2012, foram produzidas exatamente 913.145 unidades de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM), cerca de 10,4% a mais comparado ao ano de 2011, segundo dados do último indicador da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

“E a previsão é que esse ano sejam produzidas 4.500 milhões bicicletas no país, sendo 1 milhão em Manaus”, destaca José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Ele acredita que diversos fatores podem influenciar esses números, inclusive a regulamentação da bicicleta elétrica, que deve acontecer ainda este semestre pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com isso ela passará a seguir a norma europeia, onde a potência terá no máximo 250W, velocidade de até 25 quilômetros por hora, o motor só funcionará com o pedal e ela não terá acelerador.

“Assim ela ficará com mais cara de bicicleta realmente, do que de motocicleta, acreditamos que isso ajudará a aquecer o mercado, já que seus condutores não precisarão de habilitação específica”, revela Gonçalves.

Fator determinante

Além disso, o incentivo do uso é outro fator que é determinante, com a criação de ciclovias e bicicletários. “Nós passamos a notar que o uso dela é diretamente ligado a situação do trânsito nas cidades. E o fato de ser um meio de transporte não poluente e barato, tanto na compra quanto na manutenção, tem contribuído para isso”, ressalta o porta-voz da Abraciclo, que acrescenta que a busca pelo estilo de vida mais saudável tem ajudado também.

Gosto movimenta mercado

E pegando carona nessa febre, as novidades não param, muito se engana quem pensa que as bicicletas ainda são como as de antigamente, hoje elas estão mais leves, rápidas e confortáveis.

As fabricantes instaladas no PIM tem buscado investir para atender a esta nova demanda, desenvolvendo produtos tecnologicamente mais avançados e equipados.

“O preço de uma bicicleta varia de R$ 250 a R$ 3 mil, mas há modelos que chegam a custar até R$ 20 mil, as de grife”, comenta José Eduardo Gonçalves.

Outra aposta de negócio são bicicletas dobráveis, leves, fáceis de serem transportadas ou as que exigem menos esforço do ciclista. O custo médio desse modelo é R$ 1,300.

Empresário lucra com a moda

De acordo com o Erildo Pinheiro, proprietário da loja especializada em materiais ciclísticos, Ofice Bike, com a população cada vez mais aderindo à moda de andar de bicicleta o estabelecimento comemorou, no ano passado, o incremento de 300% no faturamento.

“O ano de 2012 foi o ápice no mercado, e apesar de 2013 ter começado tímido, por conta das chuvas, acredito que a partir do meio do ano teremos boas vendas novamente”, disse.

Ele comenta que a maior parte das vendas tem sido daquele consumidor que deseja andar pela primeira vez. “As preferidas tem sido aqueles modelos com maior mobilidade, por terem maior custo benefício”, revela o empresário.

Aquelas que possuem artes na pintura e acessórios diferenciados, que acabam personalizando e dando uma cara diferente para a bike são as mais pedidas pelo amazonense.

Bikes por pessoa

O Brasil tem uma frota estimada de 70 milhões de bicicletas, o que representa 3 por habitante, de acordo com a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Segundo a Abraciclo, 44% dos consumidores estão no Sudeste, 26% no Nordeste, 14% no Sul e 8% no Norte e Centro-Oeste. O país é o terceiro maior fabricante do mundo, com quase 5 milhões de bicicletas. Em 1° lugar está a China, fabricando 80 milhões de unidade, seguida pela Índia, com 10 milhões.

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