Manaus – Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), há, pelo menos, 600 indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM
Para garantir o uso eficiente da energia no PIM, o doutorando em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Carlos Rodrigues de Souza, desenvolverá um sistema de gerenciamento e controle de consumo de energia elétrica para reduzir o consumo de energia no PIM sem afetar a qualidade das ações nas indústrias.
Intitulado ‘Sistema de Gerenciamento e Controle de Eficiência Energética versus Qualidade de Energia nas indústrias do PIM’, o estudo iniciou em março de 2013 e tem previsão de término em fevereiro de 2017. “Pretendo contribuir com o meio ambiente, provendo a indústria de ferramentas computacionais que reduzam o consumo de energia sem afetar sua qualidade”, disse o doutorando.
A pesquisa está sendo realizada com aporte financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado/Fluxo Contínuo).
Eficiência energética – De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia, a eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia final utilizada e de um bem produzido ou serviço realizado.
No estudo, o doutorando utilizará a técnica de mineração de dados para explorar uma grande quantidade de informações sobre consumo de energia nas indústrias à procura de padrões de consumo e um conjunto de metodologias computacionais, denominada de inteligência computacional, para, com base nos dados coletados, criar o sistema de gerenciamento.
Ao final do estudo, Souza desenvolverá um protótipo, em escala reduzida, da unidade geradora de energia elétrica com controles de segurança e de produção realizados por softwares e de forma física para testar o sistema.
A busca por eficiência energética no PIM tem resultado em constantes ações desenvolvidas pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) em parceria com a Eletrobras Amazonas Energia. Entre elas, está o desenvolvimento do projeto “Diagnósticos Energéticos nos Sistemas de Ar Comprimido nas Indústrias do Amazonas”, implantado em 2013.
A iniciativa busca a redução do consumo de energia elétrica no PIM, onde, segundo dados da Eletrobras Amazonas Energia, há potencial de R$ 1 milhão por ano em economia. Os dados foram obtidos por meio de um projeto piloto do qual quatro empresas participaram.
Amazonianarede-Agecom