O Instituto DMP/REDE TIRADENTES está divulgando nesta sexta-feria, dia 4, sua última pesquisa antes do primeiro turno. Os novos números permitem informar que o segundo turno deverá ser disputado entre dois ex-governadores.
Nesta última semana, uma boa parcela dos eleitores indecisos migraram para a candidatura do político mais experiente entre os postulantes ao cargo de governador tampão.
Foram feitas várias simulações. Numa delas, estão todos os candidatos concorrentes. Neste gráfico Amazonino Mendes tem 39 por cento dos votos válidos, Eduardo Braga 25 e Rebecca Garcia 19. A vantagem de Amazonino é de 14 pontos percentuais.
Em outra simulação, o DMP retirou o nome da candidata Liliane Araújo que teve a candidatura indeferida. Nesse gráfico Amazonino pulou para 41 e Braga para 26.
Para facilitar a compreensão, foram eliminadas as casas decimais com o arredondamento dos números, para maior ou menor, dependendo dos números de cada candidato.
Foram ouvidos 1204 eleitores em todo o Amazonas entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foi registrada no TRE-AM com o número AM-03056/2014.
A pesquisa completa pode ser conferia através deste LINK.
AMAZÔNIANAREDE-REDETIRANDENTES