Pesquisa da Fecomercio mostra as tendências de compras para presentear no Natal

18-11ecoManaus – Pesquisa realizada pela Federação do Comércio, mostra que o consumidor amazonense pretende gastar em média R$ 330 com as compras de Natal em 2013, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras e Confiança do Consumidor, da Fecomércio Amazonas.

O levantamento apontou que a maioria dos entrevistados (33,4%) revelou que pretende gastar com o presente natalino entre R$ 201 e R$ 400.

A pesquisa revelou ainda que dos 88,3% que responderam já terem decidido o que comprar, a maioria afirmou querer investir em vestuário (10,5%), brinquedos (6,5%), smartphones e tablets (3,7%), TVs (3,4%) e DVDs com 1,1%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) no mês de novembro, com aplicação em dezembro.

A pesquisa apontou ainda que os consumidores continuam sendo o Centro de Manaus, com 65,2% dos entrevistados, seguido 20,3% que pretendem comprar em shoppings (20,3%) e 14,5% no comércio dos bairros onde moram.

Segundo o levantamento, 50,8% dos consumidores afirmaram utilizar a modalidade “A Dinheiro ou Débito Automático” como principal forma de pagamento (50,8%). Os pagamentos por meio do cartão de crédito representaram 44,0% e o crediário 4,8% do total de entrevistados.

Economia

Em relação à análise da situação atual da economia amazonense, a pesquisa revelou que a maioria (49,3%) dos entrevistados relatou que o setor está bem melhor que o observado no mesmo período do ano passado.

Quanto à expectativa econômica para os próximos seis meses, 56% dos entrevistados relataram que a situação estará melhor do que a atual.

Em relação à empregabilidade, o índice deste mês revelou que 40,7% dos entrevistados indagaram que as chances de conseguir um emprego estão um pouco ou muito mais fáceis quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

Já para os próximos três meses, foi observado que 49,2% dos consumidores acreditam que as chances de conseguir um novo emprego estarão um pouco ou muito mais fáceis que a atual. A pesquisa foi realizada com 400 consumidores nas zonas de Manaus.

Amazonianarede – Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.