Periquitos continuam a morrer na Ephigênio Sales

Ipaam poda árvores que são reduto de periquitos. Em novembro de 2014, centenas de pássaros morreram misteriosamente no local
Ipaam poda árvores que são reduto de periquitos. Em novembro de 2014, centenas de pássaros morreram misteriosamente no local
Ipaam poda árvores que são reduto de periquitos. Em novembro de 2014, centenas de pássaros morreram misteriosamente no local

MANAUS – Por motoristas de veículos pesados não respeitarem o excesso de velocidade na via e não utilizarem o lado direita da avenida Ephigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus, o  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) com o consentimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou neste final de semana a podagem das árvores do canteiro central como medida de prevenção da fauna e flora.

Quem passava na via no momento da podagem pode ver pessoas contra o ato, pois as árvores no canteiro central são usadas como dormitório por Brotogeris versicolurus, conhecidos como periquitos-de-asa-branca.

Foram retirados os galhos mais baixos e que ficavam nas vias, e no momento em que os caminhões passavam havia o choque entre os galhos. Nessa situação, os periquitos eram atropelados e em seguida morriam na via. De acordo com o Ipaam, no momento que realizavam os procedimentos da podagem, foi possível encontrar diversos periquitos mortos no local e era notável que as aves tinham sido atropeladas.

A Semmas informou que o procedimento realizado foi de prevenção e garantiu que essa podagem propiciará o crescimento saudável das árvores, proteger as aves que utiliza, os galhos expandidos para via e evitando que eles sejam atingidos principalmente por caminhões que insistem em trafegar na faixa da esquerda.

“Todo o procedimento foi acompanhado por técnicos do Ipaam, que instalou placas de orientação no local, para informar a presença das aves, porém os veículos pesados continuam trafegando na faixa que coloca os periquitos-da-asa-branca em risco. Portanto a medida visa proteger a fauna e a flora”, informou a secretaria.

O trabalho de manejo de copa foi realizado em 10 paliteira e duas mangueiras, além da retirada de galhos secos que representavam risco para pessoas e o tráfego no local.

Retirada de árvore da Eduardo Ribeiro

Após a inauguração do primeiro trecho da avenida Eduardo Ribeiro, Centro, é notável que na reforma foi removida uma árvore que ficava na calçada, em frente a um bar local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o projeto de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro está sendo executado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e contempla arborização plena da via.

“No trecho entregue na sexta-feira, foi feita a supressão de uma árvore da espécie Ficus, que apresentava podridão no tronco e risco iminente de tombamento. O Ficus é uma espécie inadequada à arborização de passeios públicos em virtude de possuir sistema radicular que se torna superficial e agressivo em virtude da falta de espaço permeável, causando danos danos às estruturas públicas, no caso as calçadas”, informou a Semmas.

Essa situação acaba contribuindo também para o enfraquecimento da árvore, levando-a ao risco de queda.  No local será feito replantio de uma nova árvore”, concluiu a secretaria. *Conteúdo ACrítica On-Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.