Parques de Manaus terão parceria público-privada para manutenção

13-05minduManaus – Os Parques do Mindu e Ponte dos Bilhares, que se encontram em processo de conclusão das obras de reforma, passarão a contar com o apoio das empresas Stihl e Agroam, que atuam com máquinas e equipamentos de jardinagem, para a realização do serviço de manutenção das áreas verdes dos respectivos espaços. As duas empresas firmaram parceria público-privada com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), para realizar o projeto Verde Que Te Quero Verde. O projeto foi desenvolvido pela empresa Agroam.

A primeira ação do projeto ocorrerá no próximo dia 18, no Parque Municipal do Mindu, Parque Dez, com uma manhã inteira de atividades. O trabalho faz parte do processo de preparação do parque para a sua reinauguração. No Parque dos Bilhares a atividade será no dia 1º de junho.

As empresas levarão para os parques uma equipe de jardinagem, que fará o trabalho de roçagem da grama e auxiliará as equipes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) na poda das árvores que estão situadas na parte interna, sobretudo aquelas que se encontram nas proximidades das grades de proteção. Paralelamente, serão realizadas atividades lúdicas e de recreação com os visitantes. No Parque do Mindu, as equipes de educação ambiental da Semmas e das empresas estarão no estacionamento realizando a distribuição de mudas de espécies frutíferas e ornamentais, jogos ambientais, fazendo exposição e oficina sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos.

“Por meio do estímulo às parcerias público-privadas, será possível promover um envolvimento maior dos comunitários com as atividades e permitir que a manutenção dos espaços passe a ter a colaboração da iniciativa privada”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt.

O Projeto Mais Fruta no Quintal, realizado pela Semmas, fará a distribuição de 500 mudas para a comunidade do entorno. “A atividade deixará o parque pronto para a execução do projeto de paisagismo previsto em sua reforma, que no momento está ocorrendo, e irá utilizar espécies nativas da região amazônica”, afirmou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato. O gestor do Parque do Mindu, José Feitoza, observa que a parceria trará um saldo positivo para a unidade de conservação. “Essa será uma ação que com certeza incentivará outras ações e parcerias junto à iniciativa privada, num momento em que o mundo inteiro se volta para essa moeda ambiental e as empresas cada vez mais desejam atuar em projetos ambientais”, afirmou.

As empresas

A Stihl foi criada em 1926 em Stuttgart, na Alemanha, pelo engenheiro Andreas Stihl. A empresa está há mais de 40 anos no Brasil, com um total de seis fábricas espalhadas pelo mundo (Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça e China). A matriz fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha, contando com cerca de 11 mil colaboradores. O grupo Agroam trabalha há 18 anos no mercado de jardinagem, agricultura e florestal. Está presente nos estados de Roraima e Amazonas.

Foto: Altemar Alcantara

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.