Manaus – Completamente reformado, após ter sofrido uma ação de vandalismo que destruiu parte de suas instalações, no início do ano, o Parque Estadual Sumaúma, localizado na rua Bacuri, bairro Cidade Nova I, zona Norte de Manaus, completou no 11 anos de existência, no último dia cinco.
O parque, uma das áreas mais aprazíveis da cidade, tem uma área de 52 hectares de mata nativa, onde as pessoas podem percorrer trilhas e conferir de perto uma vasta quantidade de animais silvestres como macacos, preguiças e várias espécies de pássaros.
De acordo com o gestor da Unidade de Conservação, Márcio Bentes, o parque também conta com o Centro de Visitação e uma Biblioteca, com jogos infantis e literatura em geral, além de um Telecentro.
O agente ambiental comunitário Augusto Leite espera que a população possa conhecer e zelar pelo parque, que é considerado um verdadeiro laboratório a céu aberto.
O parque Estadual Sumaúma está aberto para visitação pública às sextas-feiras e sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, os visitantes podem curtir um tem café da manhã, com visita, das 8h às 12h.
O parque conta com sete servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SDS), além de 40 voluntários do programa Agente Ambiental Comunitário, que é coordenado pela secretaria.
Amazonianarede – CBN – Manaus