
(Foto: Ascom)
O Parque Ponte dos Bilhares, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), é o ponto de partida de um programa de eficiência energética voltada para a iluminação de áreas públicas, como praças e parques na cidade de Manaus.
O processo de revitalização do logradouro teve início com o trabalho de melhoramento da iluminação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e utilizará tecnologia 100% LED, que permite uma redução de, ao menos, 52% no consumo de energia.
A melhoria da qualidade da iluminação era uma reivindicação antiga dos frequentadores do parque. O trabalho faz parte do projeto de reforma, que inclui obras de melhoria da infraestrutura de segurança e implantação de equipamentos de lazer e recreação.
De acordo com o engenheiro Miguel Silveira Júnior, da Seminf, foi elaborado projeto luminotécnico que prevê a instalação de aproximadamente 204 novos pontos de iluminação para conforto do fluxo dos transeuntes que frequentam o local.
Serão instalados ainda 151 pontos de iluminação artística para valorizar o paisagismo local. “Foram elaborados dois projetos para comparação, um utilizando tecnologia convencional e o outro LED, enquanto o parque iluminado com a tecnologia LED consome 118,835 KW, o mesmo parque iluminado com tecnologia convencional consumiria 227,709 kW, o que incide em uma economia de 52%”, explicou.
Com a mudança, o parque ficará aproximadamente 63% mais iluminado. As obras estão na fase inicial de construção de infraestrutura, para instalação dos circuitos da alimentação de energia elétrica no local. Estão sendo priorizadas as pistas de caminhadas e áreas de concentração de massa, e a iluminação paisagística que visa destacar um pouco mais a flora existente no local.