Amazonas – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu uma Cessão de Tempo, nesta terça-feira (15), para representantes da Associação Movimento de Luta dos Professores de Manaus (Asprom), que buscaram o Legislativo Estadual para pedir uma audiência com o governador José Melo (PROS), a quem pretendem apresentar a pauta de reivindicações da categoria.
O documento, segundo a coordenadora administrativa da Asprom, professora Helma Sampaio Aragão, contém 18 itens, sendo o principal o reajuste salarial, que estaria congelado há 24 meses. A proposta é obter 18% de reposição salarial, relativo a fevereiro de 2014 a março de 2015, e 12% de reajuste real, totalizando 30%. “Nós não temos mais condições de conviver com essa defasagem salarial”, afirmou a coordenadora.
Helma Aragão disse que “os profissionais da educação estão buscando o diálogo com o Executivo estadual desde 2015, sem obter sucesso”. Segundo ela, além das manifestações realizadas pela categoria, um documento contendo a pauta de reivindicações foi protocolizada na sede do Governo do Estado.
“O governador se nega a nos receber. Ano passado quem nos recebeu foi o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, mas depois não houve retorno. Por isso estamos aqui na Assembleia Legislativa, porque entendemos que os parlamentares, que legislam a favor da sociedade, podem ser essa ponte entre nós e o governador”, explicou a professora.
A pauta de reivindicação da categoria inclui ainda a concessão de plano de saúde, auxílio alimentação para o segundo turno, isenção de 6% do auxílio transporte, eleições diretas para gestores e o cumprimento da lei que delimita o número de alunos em sala de aula.
Diante da solicitação dos profissionais da educação, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual David Almeida (PSD) informou que na próxima terça-feira (22), às 10h30, ocorrerá uma reunião com a categoria na sala da liderança do governo para tratar da pauta de reivindicações. Já o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dr. Gomes (PSD) comunicou que também realizará reunião com a categoria na próxima segunda-feira (21), às 10h, no auditório Cônego Azevedo, localizado no térreo do prédio principal da instituição.
Amazonianareede