Parintins virou uma grande lixeira e gera protesto de moradores

Parintins, tomada pelo lixo
Parintins, tomada pelo lixo
Parintins, tomada pelo lixo

Parintins, AM – Moradores dos bairros Djard Vieira, Lady Laura, Pascoal Allagio e Conjunto João Novo fizeram, na manhã deste sábado (18), um manifesto na frente da casa do prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás para cobrar melhorias na coleta de lixo e a retirada do lixão a céu aberto. Lideranças comunitárias, movimentos sociais, educadores e os vereadores Nelson Campos e Maildson Fonseca estiveram presentes no protesto.

Representando a Prefeitura, o subsecretário de Limpeza Pública, Suame Patrocínio, também acompanhou de perto o ato.

Segundo um dos organizadores do movimento, o empresário Dlon Gomes, o ato foi feito com o intuito de mostrar para o poder público municipal a indignação da população. Dlon relata que a iniciativa de fazer o protesto partiu de diversas reclamações feitas por moradores e lideranças dos bairros que ficam no entorno da lixeira.

O diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), David Xavier, participou da manifestação e garantiu que tomará medidas junto à justiça para que a lixeira seja retirada da área que fundo ao terreno da UEA. Xavier afirma que o terreno onde o lixão está instalado pertence a instituição e pedirá, judicialmente, a retomada do mesmo.

Únicos vereadores presentes no ato público, Nelson Campos (PRTB) e Maildson Fonseca (PSDB) ouviram os pedidos dos manifestantes, viram de perto a atual situação da lixeira e os problemas enfrentados por quem mora nas redondezas. De acordo com Nelson Campos, diversos documentos foram enviados à Prefeitura cobrando melhorias no lixão, mas nenhuma resposta foi dada.

Protesto

Unidos, torcedores do Caprichoso e Garantido, protestam contra o lixo nas ruas  em Parintins
Unidos, torcedores do Caprichoso e Garantido, protestam contra o lixo nas ruas em Parintins

A manifestação pacífica iniciou com protestos na entrada do lixão e culminou com uma caminhada até a residência do prefeito Alexandre da Carbrás, localizada na estrada do Macurany, no bairro de Djard Vieira. De forma pacífica, manifestantes jogaram sacolas e caixas na lixeira da casa de Alexandre como demonstração de insatisfação com o trabalho de limpeza pública na cidade. Policiais militares e seguranças da casa do prefeito tentaram impedir que o lixo fosse jogado, mas sem sucesso. Alguns minutos após a realização do ato público, o lixo jogado na casa do prefeito foi recolhido por garis da Prefeitura.

Outra ação pública pedindo a retirada da lixeira da área urbana de Parintins e melhorias no sistema de coleta está marcado para o dia 17 de agosto. Professores e estudantes da UEA, UFAM e IFAM estão se articulando junto a lideranças comunitárias, movimentos sociais e sociedade civil em geral para a realização do protesto. O horário e local ainda serão definidos pelos organizadores.

Amaonianarede-JI

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.