Parceria garante excelência para o triátlon amazonense

Amazonianarede – Sejel

Manaus – O triátlon começou a escrever um novo capítulo na história do esporte amazonense. Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e em parceria com a Confederação Brasileira de Triátlon (CBTri), oficializaram a inclusão da modalidade no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

Apoiam a iniciativa a Federação de Triátlon do Amazonas (Fetriam) e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

Para o secretário municipal de esportes, Fabrício Lima, a nova parceria é a esperança do Amazonas ter representantes na próximas Olimpíadas e Paralimpíadas, em 2016, no Rio de Janeiro.

“Quando eu comecei no triátlon, há mais de sete anos, sentia muito dificuldade tanto pelo desconhecimento das pessoas em relação à modalidade, quanto ao apoio. Por isso, hoje, nós celebramos um marco para o Amazonas com essa parceria junto a CBTri que viabiliza o triátlon a fazer parte do Centro de alto Rendimento da Vila Olímpica, e assim cria a possibilidade do nosso Estado ter um triatleta nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016”, comentou o titular da Semdej.

Segundo a titular da Sejel, Alessandra Campêlo, a inclusão do triátlon vai consolidar a participação mais efetiva de amazonenses no cenário nacional.

“Estamos colocando profissionais de alto gabarito e disponibilizando o CTARA para garantir que nossos triatletas tenham acesso as melhores técnicas de treino e que possam estar nas próximas Olimpíadas”, afirmou Campêlo.

O presidente da CBTri, Carlos Fróes, destacou a seriedade com o que o desporto vem sendo tratado pelo Governo e Prefeitura em Manaus e informou que atletas de todo o país terão o CTARA como centro de referência.

“Ficamos felizes em ver que o poder público estadual e municipal sejam parceiros em prol do desenvolvimento da modalidade no Estado. Em 2014, queremos mandar atletas no início da temporada para passar um tempo de estágio, além de trabalhar o paratriátlon desde a base até o alto rendimento”, chancelou Fróes que colocou a estrutura da Confederação à disposição.

Os treinos serão coordenados por Márcio Soares, técnico nível II certificado pela CBTri, com o objetivo de formar atletas de alto rendimento para participar de competições nacionais e internacionais. Entre os selecionados para o projeto está a triatleta Jéssica Santos, detentora de vários títulos no Brasil e no exterior.

DA NATAÇÃO PARA O TRIÁTLON

Luisa Marilac Rocha Martins pratica natação desde três anos de idade e agora, aos 13, terá um novo desafio pela frente: “Complementar” as braçadas com natação e corrida. Isso porque, a pequena passará a fazer parte do quadro do Centro de Alto Rendimento de Triátlon a partir deste mês e receberá aulas de profissionais habilitados da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado.

“Estrear na bicicleta vai ser o mais difícil, pois a natação eu domino e corrida eu já tive uma certa experiência. Mas sei que vou ter que me esforçar ainda mais para conciliar as três modalidade. Entretanto, não vou deixar esta oportunidade escapar, pois sei que esta é a chance de eu evoluir como atleta”, considerou Luisa.

PROJETO SOCIAL FETRIAM

Com a parceria entre Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, as crianças do projeto Triátlon Social, da Fetriam, vão integrar também o Centro de Alto de Rendimento, como os dois pequenos já “recrutados”, Fabíola Quintela e Daniel Silva.

O Triátlon Social alcança vinte jovens de 10 a 15 anos de idade que recebem aulas de triátlon gratuitas no Batalhão de Operações Ribeirinhas (Zona Oeste). Além de acompanhamento psicológico, os alunos também recebem lanche antes e depois dos treinos no Projeto.

CENTRO DE EXCELÊNCIA

Inaugurado em dezembro de 2004, o CTARA dá suporte aos atletas em 24 modalidades, sendo 14 olímpicas (atletismo, boxe, futebol, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, rugby, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triátlon, voleibol, cinco paralímpicas (atletismo, levantamento de peso, natação, tênis de mesa e tiro com arco) e cinco não-olímpicas (esporte de força, futebol americano, jiu jitsu, futsal e MMA).

O Centro oferece aos atletas estadia, alimentação, passagens aéreas para competições e uma equipe multidisciplinar formada por preparadores físicos, psicólogos, massoterapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas e dentista.

Relação dos atletas selecionados para o Centro de Alto Rendimento de Triátlon
*Masculino
João Pereira de Oliveira
Vanderlandes Santos
Sol Petrus da Silva
Evandro Rocha
Daniel Silva (Projeto Triátlon Social)
Fagner Cavalcante
Ícaro Rodrigues
*Feminino
Jéssica Natalia
Ylse Yuri
Hannáh Rosa
Luisa Marilac
Sumaya Reis
Fabíola Quintelo (Projeto Triathlon Social)
Tatiane Pereira

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.