Parceria busca elevação da produção agrícola no Amapá

(Foto: Divulgação)

O Governo do Amapá e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reafirmaram parceria em transferência de tecnologia para elevar a produção rural amapaense.

O compromisso foi evidenciado durante uma reunião ocorrida no Palácio do Setentrião, nesta segunda-feira, 25, quando o governador Camilo Capiberibe recebeu o novo chefe-geral da Embrapa/Amapá, Jorge Yared – que assumiu recentemente a cadeira antes ocupada pelo pesquisador Silas Mochuiutti.

Durante o encontro, que também foi acompanhado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio, o engenheiro florestal Yared apresentou uma proposta de gestão em parceria com as políticas públicas já implementadas pelo Executivo estadual.

“O Amapá está no caminho certo para aumentar a sua produção de alimentos. As políticas de fomento como o Programa Territorial de Agricultura Familiar (Protaf), Programa Estadual de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (Propesca), Programa de Desenvolvimento da Produção Extrativista do Amapá (Proextrativismo) e as Concessões Florestais, vão de encontro às pesquisas que a Embrapa/Amapá desenvolve e que pode transferir a tecnologia para alavancar essas políticas”, ponderou Yared.

O chefe do Executivo ressaltou a importância das cooperações técnicas com Embrapa para desenvolver a economia e a geração de emprego e renda advindas na produção alimentícia. “Sem tecnologia, o setor produtivo do Amapá não vai continuar crescendo como está. A agricultura familiar amapaense já saiu da condição de subsistência para abastecimento das feiras das cidades e a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa foi primordial nesse crescimento. Por isto, vamos continuar com esta parceria”, avaliou o governador.

O secretário Antônio Claudio disse que outras reuniões com equipes dos setores de Desenvolvimento Rural e Econômico do Governo e da Embrapa devem acontecer para convergir ações no segmento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.