Paralímpicos do Amazonas dão show na Copa Brasil de tênis de mesa

Investir no esporte para pessoas com deficiência tem sido uma das grandes jogadas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Essa política ficou ainda mais evidente neste fim de semana (30 de maio a 2 de junho) durante a etapa de Maringá da Copa do Brasil de Tênis de Mesa, em que os atletas paralímpicos do Estado conquistaram quatro medalhas de ouro e uma de prata.

As conquistas históricas foram obtidas por Alexandre Alfon (ouro na classe 10), James Cardoso Soares (ouro na classe 5), Goutier Rodrigues dos Santos (ouro na classe classe 6), Elem Alves da Silva (ouro na classe 9) e Fábio Santos (prata na classe 5).

Os cinco medalhistas e mais o técnico Williams Paixão fazem parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) e viajaram com passagens oferecidas pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), que investe no intercâmbio dos mesatenistas locais com objetivo de classifica-los para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

De acordo com o técnico especialista do CTARA, Williams Paixão, esse foi o melhor resultado da história de uma delegação paralímpica do tênis de mesa do Amazonas na Copa Brasil. “Levamos cinco atletas para Maringá tivemos 100% de aproveitamento, sendo que quatro deles conquistaram medalhas de ouro. É importante destacar ainda que a única prata aconteceu num confronto entre atletas do Amazonas (James Cardoso Soares x Fábio Santos, pela classe 5)”, enfatizou o treinador da Vila Olímpica de Manaus.

Para a titular da Sejel, Alessandra Campêlo, a atenção às pessoas com deficiência na área do esporte é uma determinação do governador Omar Aziz. “O Governo do Estado tem realizado políticas públicas de grande alcance social nessa área, tanto que criou a Seped e o Programa Viver Melhor. O esporte não podia ficar fora e os resultados mostram que estamos no caminho certo”.

PRÓXIMA ETAPA EM MANAUS

De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a competição em Maringá teve 602 inscritos, representando 74 clubes nas competições Olímpicas de Ranking e Rating. No Paralímpico, que é dividido por Classes, mais 140 jogadores, de 20 clubes de todo País disputaram o torneio. A próxima etapa será realizada em Manaus, de 18 a 21 de julho.

(Sejel) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.