Paraense continua pagando caro pelo pescado

Amazonianarede – DOL

Belém – O preço do pescado voltou a subir neste início de ano nas principais feiras e supermercados da região metropolitana da Belém. A pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), divulgada na manhã desta quinta-feira (7), mostra que alguns tipos de pescado, como o filhote e a pescada amarela, chegam até R$ 20.

Os preços de 10 mercados municipais da Grande Belém foram analisados, com levantamento de preços de 38 tipos de pescados mais consumidos pela população paraense, além dos preços médios do camarão regional e do caranguejo. A tendência é de novos aumentos nos próximos meses. Na Semana Santa, a alta deve permanecer.

Em relação a dezembro de 2012, os reajustes mais significativos foram no tucunaré, que teve alta de 17,39%, e na dourada com 16,68%. O peixe serra foi o que apresentou o menor reajuste, alta de 3,44%.

Também neste mês de janeiro, algumas espécies pesquisas pelo apresentaram queda de preços como a pirapema (9,46%), pescada gó (2,87%) e traíra (1,74%).

O Dieese mostra que durante os últimos 12 meses, o preço dos principais pescados também ficou mais alto.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.