Pará: rota dos igarapés bem pertinho da capital

05-07belemMuitos atrativos naturais estão disponíveis no território do município de Santa Izabel, que integra a Região Metropolitana de Belém. São florestas entrecortadas por rios e igarapés que abrigam um ecossistema vasto, composto de fauna e flora nativas em abundância.

A população é constituída de uma diversidade étnica graças à presença de comunidades ribeirinhas, quilombolas, moradores das agrovilas e até mesmo pela colônia japonesa, que ali difunde a cultura oriental. A comunidade do Caraparu é uma das mais antigas e dela descendem as famílias das atuais comunidades de Macapazinho, Boa Vista do Itá, Conceição do Itá e São Francisco do Itá.

A história do município está muito ligada à antiga estrada de ferro que ligava a capital Belém à cidade de Bragança, localizada no litoral do nordeste do Estado.O município também é marcado por traços históricos e religiosos. Entre os eventos católicos mais importantes estão as festividades de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo e o círio local, que sempre acontece no primeiro domingo do mês de julho. Ao lado das tradições culturais, igarapés e fazendas completam a variedade de atrações no verão.

SÍTIO MOEMA

O contato com a natureza era o objetivo do ex-prefeito de Belém Antônio Lemos quando construiu uma residência no sítio Moema.

Hoje, apesar da falta de preservação, ainda existem ruínas que datam do século passado, como pontes e capelas, e trilhas que, entre degraus e passarelas, apresentam a fauna e a flora do local.

ÁGUAS NATURAIS

Santa Izabel está próxima de vários refúgios de água natural. O Porto de Minas, braço do rio Caraparu, é navegável por pequenas embarcações e disponibiliza boa estrutura aos banhistas. Próximo dele está ainda o balneário de Caraparu, o mais procurado para banho ou passeios de canoa, a preços bem razoáveis. Já o balneário da Lagoa Azul – que ganhou esse nome porque sua área é rica em caulim, mineral responsável pela cor azulada da água – é a opção mais tranquila durante o verão. Lá é possível aventurar-se numa tirolesa de mais de 90 metros.

Fonte: DOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.