Barcarena, PA – Foi confirmado novo vazamento de caulim pela empresa mineradora Imerys, na área do igarapé Curuperé, em Barcarena, nordeste paraense, durante inspeção na manhã desta sexta-feira (9), realizada pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público Federal (MPF). Depois do vazamento da última terça-feira (6), as águas do igarapé voltaram a ser tingidas de branco na noite de quinta-feira (7).
Segundo os inspetores, os moradores da região fotografaram o segundo vazamento e acionaram os órgãos ambientais. Pela manhã, equipes do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e MPE estiveram no local.
A ocorrência foi confirmada após sobrevoo de helicóptero na região. “Peritos do CPC fizeram coleta de água em cinco pontos do igarapé para determinar a gravidade da contaminação. Há possibilidade da poluição ter atingido várias comunidades de populações tradicionais que vivem na região”, afirmou o MPF.
As conclusões sobre os danos causados pelos dois vazamentos devem ser apresentadas pelo procurador da República, Bruno Araújo Soares Valente, e pela promotora de Justiça, Viviane Lobato Sobral Franco, na próxima semana.
DOL com informações do MPF