No Pará, Marabá registra aumento nos casos de Aids

25-07marabaEm 2013, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) divulgava que entre janeiro e junho daquele ano Marabá registrava 62 casos de Aids. Agora, no mesmo período deste ano, um levantamento do CTA confirmou 100 casos da doença, o que significa um aumento de 61,29%, comparando os dois primeiros semestres.
Para se ter uma ideia, esse número revela que a cada 43 horas e meia surge um caso novo da doença em Marabá.

Para conscientizar a população sobre o avanço da doença e a urgência na prevenção, o CTA de Marabá vai promover, neste segundo semestre, palestras em empresas e também em comunidades da periferia, como informou Sandra Teixeira dos Santos, coordenadora do órgão.

Ainda segundo ela, além de atuar na prevenção, o CTA tem se preocupado também no acompanhamento dos pacientes. E esse cuidado diz respeito não apenas à distribuição dos medicamentos, os chamados antirretrovirais. O lado emocional também precisa ser trabalhado.

“A gente sempre fala sobre algum tema, como, por exemplo, doenças oportunistas. É mais um grupo para apoiar, para eles realmente participarem do programa, para eles estarem sempre vindo aqui pegar a medicação retroviral; aderirem mesmo ao programa de HIV, pra não abandonarem o tratamento”, relata.

Atualmente, o CTA tem 1.316 pacientes cadastrados, mas apenas 868 estão fazendo o devido acompanhamento.

Fonte: DOL com informações de Chagas Filho/Diário do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.