Óbidos – Pelo menos 11 pessoas foram presas, até agora, durante a Operação Candiru, da Polícia Civil, em várias cidades do oeste do Pará, deflagrada as primeiras horas da manhã de ontem (15).
Os alvos preferenciais da ação são servidores da Sefa (Secretaria de Estado de Fazenda) e empresários envolvidos em esquema de corrupção ativa e passiva. O delegado Gilberto Aguiar, nº 1 da Superintendência Regional da Polícia Civil Regional do Médio e Baixo Amazonas, é quem comanda a operação. Também participaram da operação os delegados Herbert Farias, Sílvio Birro e Elinelson Silva.
O suposto chefe da quadrilha, Paulo Roberto Nazareno Barbosa Sotão, chefe da da Sefa na Base Candiru, em Óbidos, foi preso em Belém. Também foram presos José Maria Oliveira do Nascimento, Maria Risoneide Florezano Soares, Paulo Raimundo Cardoso de Oliveira e Rui Carlos Viana da Costa. Todos são servidores da Sefa em Óbidos.
Os mandados de prisão foram expedidos pela juíza Tarcila Campos, da comarca de Óbidos, contra integrantes da suposta quadrilha comandada por Paulo Roberto Sotão. Todos já foram cumpridos. Os integrantes desse esquema de corrupção passiva e ativa estavam sob investigação há cerca de 1 ano.
A operação Candiru, referência ao nome da base de fiscalização que a Sefa tem em Óbidos, atuou em 7 cidades nesta manhã: Óbidos, Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Belém e Castanhal.
Além de servidores da Sefa, a Polícia Civil do Pará alvejou empresários do ramo de navegação e transporte de carga. Um deles foi preso em Itaituba.
Eis a realação dos 11 presos na operação Candiru:
1. Antonio Oliveira da Cruz, o Tonhão. Servidor da Sefa. Preso em Monte Alegre.
2. Claudelina de Aquino Rodrigues: Servidora da Sefa. Presa em Santarém.
3. José Maria Oliveira do Nascimento, o Zé Maria. Servidor da Sefa. Preso em Óbidos.
4. Emanuel José Fernandes da Silva. Servidor da Sefa. Preso em Juruti.
5. Manuel Santos de Sousa, o Manduca. Servidor da Sefa. Preso em Castanhal.
6. Maria Rosineide Florenzano Soares, a Neide. Servidora da Sefa. Presa em Óbidos.
7. Paulo Raimundo Cardodo de Oliveira. Servidor da Sefa. Preso em Óbidos.
8. Paulo Roberto Nazareno Barbosa Sotão. Servidor da Sefa. Preso em Belém.
9. Rui Carlos Viana da Costa. Servidor da Sefa. Preso em Óbidos.
10. Pedro Leite de Sousa, o Pedro do Cavalo. Empresário da navegação. Preso em itaituba.
11. Eustalia Ligia Reis de Souza. Servidora da Sefa. Presa em Belém.
Fonte: Gazeta de Santarém