Pará fecha cooperação internacional na área do meio ambiente

Unidade de Conservacao

Unidade de Conservacao

Amazonianarede – Ag. Pará

Belém – Nesta terça-feira (04) foi assinado o Acordo de Cooperação entre o Estado do Pará e o Internacional Finance Corporation (IFC).

O acordo tem a finalidade de compartilhar informações sobre projetos e o compromisso de apoiar o setor privado para operações de investimento e financiamento a empresas e projetos localizados no Estado.

A instituição internacional deverá auxiliar o Estado com projetos de assistência técnica paga, que poderá ser viabilizado com a captação de recursos junto a doadores ou fundos interessados em apoiar o Programa Municípios Verdes.

O IFC vai elaborar um diagnóstico detalhado envolvendo os procedimentos e controles relativos à emissão de licenças ambientais, com a finalidade de melhorar a avaliação e racionalização das licenças para as empresas. O acordo é válido por 12 meses e poderá ser prorrogado.

Durante a assinatura do acordo esteve presente diretor geral para a América Latina e Caribe do IFC , Jean Philippe Prosper; o governador do Estado, Simão Jatene; e o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Alberto Colares.

Economia Verde

A assistência técnica do IFC vai contribuir, no Pará, para o fortalecimento do posicionamento competitivo e a atração de investimentos em economias verdes e sustentáveis, particularmente na assistência técnica para o desenvolvimento de um marco regulatório para a emissão de licenças ambientais e no aproveitamento de vantagens competitivas que facilitem novos investimentos por meio de políticas de atração dos investidores e programas de investimento.

Internacional Finance Corporation

Integrante do Grupo Banco Mundial, o IFC detém conhecimento e experiência mundial em assessorar governos, promover, financiar e estruturar projetos de desenvolvimento econômico seguindo as melhores práticas ambientais e sociais.

Um dos focos prioritários no Brasil é a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável na Amazônia, por meio do investimento, financiamento e assessoria às empresas privadas com planos de crescimento na região.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.