Os centenários bumbas Caprichoso e Garantido receberam homenagem da CMM

Manaus – O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) azulou e avermelhou na manhã desta quinta-feira (18), por ocasião da homenagem ao centenário dos bois Caprichoso e Garantido.

A proposta do vereador Arlindo Júnior (PPL) contou com entrega de medalhas, discursos emocionados e toadas, com apresentações de Israel Paulaim (apresentador do boi Garantido) e David Assayag (levantador de toadas do boi Caprichoso).

A sessão, dirigida pelo presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva (PSDB), reuniu representantes de todos os itens dos bumbás, entre os quais: apresentador, levantador de toada, cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore e porta-estandarte.
A batucada do boi Garantido se fez presente e deu o tom de animação à festa, além das torcidas organizadas do Caprichoso, FAB (Força Azul e Branca) e Raça Azul.

Autoridades do Legislativo Estadual e Municipal também prestigiaram o evento, entre eles, o deputado estadual Tony Medeiros (PSL), representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); a primeira-dama e secretária de Ação Social, Goreth Garcia, como representante do prefeito Arthur Neto (PSDB); o desembargador Lafaiete Carneiro Júnior, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); a representante do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Solange Maria Santiago; o juiz Mauro Antony e o defensor público Aristo Braga Neto, além do representante da Secretaria de Cultura (SEC), Antônio Auzier; do coordenador de Artes do Boi Garantido, Fred Góes; a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, e os presidentes do Movimento Marujada, Keines Breves e do Movimento Amigos do Garantido, Rivaldo Pereira. Também participaram da festa autoridades parintinenses, como Ray Cardoso e Henrique Medeiros.

Os vereadores também prestigiaram o evento. Entre eles estavam, Waldemir José (PT), Marcelo Serafim (PSB), Sildomar Abtibol (PRP), Rosivaldo Cordovil (PTN), Hiram Nicolau (PSD), Glória Carrate (PSD), Joãozinho Miranda (PTN), Professor Samuel (PPS), Dr. Alonso Oliveira (PTC), Mitoso (PSD), Everaldo Farias (PV), Elias Emanuel (PSB), Rozenha (PSDB), Luiz Alberto Carijó (PDT), Professor Bibiano (PT) e Rosi Matos (PT).

Na ocasião e diante de um plenário lotado de torcedores e integrantes dos movimentos dos bumbás azul e vermelho, foram lidos os históricos dos bois e entregue pelo vereador Arlindo Júnior a placa de homenagem: ao Garantido, pelo centenário do “Boi do Povão”, e ao Caprichoso, pelo centenário do “Boi de Parintins”.

Como representante do presidente do boi vermelho, Telo Pinto, o apresentador, Israel Paulaim falou da história do centenário, destacando a resistência e arte do bumbá, desde que foi criado pelo seu fundador, Lindolfo Monteverde, ainda menino, na Baixa do São José. “Uma brincadeira, que iniciou em um curuatá (fruto de uma planta nativa) e que Lindolfo deu vida em um boi de veludo com o coração na testa, tornando-se uma expressão do folclore nacional”, afirmou.

Márcia Baranda, por sua vez, também ressaltou a história do Caprichoso, iniciada em 1913, com a chegada do nordestino Roque Cid em Parintins e a brincadeira de rua, que se entrelaçou à cultura local, recriando passos, danças e essa identidade cultural atual.

Discurso em vermelho e branco

Ex-levantador de toadas e apresentador do bumbá Caprichoso, o vereador Arlindo Júnior se emocionou durante a homenagem ao relembrar, em alguns momentos, a importância do bumbá em sua trajetória no Amazonas, como cantor até chegar ao cargo público.

O parlamentar, em seu discurso, fez questão de fazê-lo parte do lado do boi vermelho e parte no lado do azul. Mesmo declarando seu amor ao boi azul, fez questão de dizer que tem profundo respeito pelo boi Garantido e pelos seus integrantes.

Propostas

O vereador aproveitou a homenagem para apresentar duas propostas que vão ajudar os bumbás: na primeira, em forma de Indicação ao prefeito, Arlindo Júnior pede a isenção de impostos municipais para as duas agremiações nas festas que realizam em Manaus, que tem custo inicial de R$ 30 mil

Na segunda, que apresentará na próxima segunda-feira (22), o vereador transforma os bois Caprichoso e o Garantido, além do ritmo (toada) em Patrimônio da Humanidade. “É para ficarmos marcados na história”, afirmou o vereador.

Fonte: Dircom/CMM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.