
Manaus – Órgãos municipais e estaduais se reuniram na manhã desta quarta-feira, 08, para definir ações que reduzam os acidentes de trânsito. Entre elas, a intensificação das blitze nos fins de semana nas vias mais movimentadas da capital, além da fiscalização em postos de gasolina e casas noturnas.
As ações envolvem o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que irão atuar em conjunto e em parceria com outros órgãos como as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), de Finanças (Semef), Instituto de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Visa Manaus, Polícia Civil e Militar, Bombeiros e Conselho Tutelar.
Segundo o planejamento, a primeira grande operação deverá ser realizada no dia 17 de abril, sexta-feira. “Estamos fazendo uma operação que é muito mais ampla. Precisamos aprimorar os nossos mecanismos de controle e fiscalização para que nós tenhamos êxito na retiradas dos maus motoristas, principalmente aqueles que dirigem embriagados após uma noitada”, afirmou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a parceria com os órgãos municipais vai ser um reforço importante para as blitze da “Operação Lei Seca” que são realizadas regularmente. “O Detran fiscaliza e autua os condutores que ingeriram bebidas alcoólicas, porém não podemos autuar os estabelecimentos que vendem essas bebidas.
A mesma coisa é com relação aos postos de gasolina que insistem em permitir que as pessoas ingiram bebida alcoólica dentro do estabelecimento”, explicou Feitoza, reforçando que a parceria dará mais eficácia ainda ao controle e fiscalização para um trânsito mais seguro.
Amazonianarede-Semcom