Amazonas – A Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi homenageada, nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Manaus, em alusão aos três anos de funcionamento do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), composto por mais de 50 órgãos das esferas federal, estadual e municipal.
A Seagi tem diferentes focos de atuação integrada com o objetivo de coibir a criminalidade e garantir a segurança para grandes eventos, e, em 2016, contabilizou 86 operações integradas, um aumento de 203% comparado ao primeiro ano de funcionamento, em 2014, quando 26 operações foram realizadas.
O vereador Amauri Colares foi o autor da propositura e presidiu a mesa, que contou com a presença do secretário executivo da SSP-AM, Carlos Alberto, e o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara.
O secretário executivo da SSP-AM, Carlos Alberto, destacou os resultados das ações integradas para a segurança. As reduções de criminalidade que estamos vendo mês a mês, ano a ano, são fruto do trabalho de uma equipe que se materializa nesse sistema integrado. Essa integração, sem dúvida, é o fator de sucesso das ações de Segurança Pública, disse.
O secretário executivo adjunto da Seagi, coronel Dan Câmara, explicou que a evolução de entregas de grandes eventos à sociedade deu um salto em qualidade no último ano. Estamos saindo de 26 operações para 86 operações, o que representa um crescimento no processo de planejamento integrado. As pesquisas apontam para uma satisfação da sociedade acima da média, 90% de satisfação na segurança de grandes eventos, e isso demonstra que estamos no caminho certo, ressaltou.
Todas as ações de segurança do SICC são coordenadas e monitoradas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que compõem a Seagi.
As ações contam com a participação direta dos órgãos de Segurança, como as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC), e ainda com instituições municipais e federais.
Amaznianarede