Manaus – A megaoperação envolvendo Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e Forças Armadas continua nas ruas da capital até a próxima quinta-feira (18). As ações visam o combate e a conscientização para impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus. As denúncias podem ser encaminhadas para o Disque Saúde 0800 280 8 280 e para o e-mali l[email protected].
O sucesso da mobilização do último sábado (13), em que 82.611 imóveis foram visitados e 72.417 criadouros identificados, eliminados e outros tiveram recomendação de tratamento, deve seguir observando os dados da ação que levou mais de 11,2 mil homens a 43 bairros da cidade.
“Os imóveis fechados ou abandonados foram 26% do total que visitamos no último sábado e vamos nos concentrar nesta parcela do problema, chamando para a responsabilidade àqueles cidadãos que possuem imóveis para fazer os cuidados essenciais. A saúde pública é prioridade”, alertou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Casa-a-casa
A visita casa-a-casa é a principal atividade para identificar e eliminar potenciais criadouros do mosquito.
Os depósitos de água para consumo humano em nível do solo como tambores, tonéis, bacias e baldes ainda representam os locais ‘favoritos’ para a proliferação de larvas, como foi indicado no resultado em que 36,7% das amostras.
Materiais considerados lixo, como copos, garrafas, descartáveis, entulhos, plástico entre outros, representaram 28% das amostras.
Criadouros
Outro criadouro que tem chamado atenção e nesta ação foi identificado, com uma participação importante, foram os pequenos depósitos móveis, como pratos dos vasos de plantas, reservatórios para água destinada aos animais, engradados com garrafas dentre outros, com 21,4% dos registros.
Do total de visitas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) realizaram 12.891 (15,6%); os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, 3.169 (3,8%).
Das Forças Armadas, o Exército, que disponibilizou um contingente maior de militares, realizou 45.296 visitas, o equivalente a 54,8% do total. A Aeronáutica, 10.140 (12,27%) e a Marinha, 9.659 (11,7%).
A Vigilância Sanitária de Manaus realizou 200 inspeções e a Vigilância Sanitária Estadual, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), outras 753 inspeções.
Em toda a cidade, nas mobilizações internas, externas e visitas casa a casa foram distribuídos 507 mil folderes com Check List dos 10 minutos contra o Aedes para que a população possa acompanhar o passo a passo e fazer o controle permanente a fim de evitar o surgimento de novos focos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Números por Distrito:
DISA LESTE: 20.965
DISA NORTE: 17.922
DISA OESTE: 21.107
DISA SUL: 22.617
Amazonianarede-Semcom