Manaus – Em três dias de trabalho, a operação tapa-buracos e de recapeamento da Prefeitura de Manaus já beneficiou 150 vias em todas as zonas da cidade.
Os serviços são executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e contam com 1,2 mil homens, de 15 distritos de obras. Do total, quase 1 mil servidores estão nas ruas. O restante do quantitativo atua em bases de apoio.
O prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve na noite desta quarta-feira, 7, acompanhando as obras em três diferentes pontos da cidade, destacou que neste início a prefeitura está priorizando as ruas mais prejudicadas. Exemplo é a Avenida Argentina, no Parque das Nações, na zona Centro-Sul, na Rua do Minério, no Jorge Teixeira 1, na zona Leste, e também a Rua Santa Ana, no Cidade de Deus, zona Norte.
Todas as vias, bastante utilizadas pela comunidade, estavam em situação precária. A Rua do Minério, por exemplo, considerada uma das principais do Jorge Teixeira, foi contemplada com o CBUQ, ou seja, um asfalto mais resiste a veículos pesados. “Estamos atuando com 1,2 mil homens e nosso ritmo é frenético, aproveitando todos os momentos sem chuva para recapear, tapar buracos e fazer o que for necessário. Eu tenho fé que vamos sair do inverno de cabeça erguida. Todos os buracos vão ser tapados, mesmo aqueles mais pequenos, porque com a chuva, eles aumentam e começam a causar transtornos e isso eu não quero para a nossa cidade’’, disse o prefeito.
O permissionário do transporte alternativo, Antônio Leite Barros, 65, que reside na Rua Santa Ana, no Cidade de Deus, disse não acreditar que a rua dele era uma das beneficiadas pela operação. “Aqui a situação estava precária e hoje eu fiquei surpreso. Quando cheguei a minha casa, as máquinas já estavam aqui na rua e os homens atuando. Estamos gostando do trabalho”, destacou.
Quem também está satisfeito com a ação da prefeitura em sua área é o marceneiro Francisco Cordeiro, 47, que mora na Avenida Argentina, no Parque das Nações. De acordo com ele, a via estava ‘coberta’ por buracos e prejudicava a vida dos moradores e, principalmente, dos motoristas. “Nós estávamos precisando mesmo desses serviços”, enfatizou.
O diretor de engenharia da Seminf, Antônio Nelson, informou que somente nesses três primeiros dias da operação, 150 ruas, localizadas em todas as zonas da cidade, foram beneficiadas com tapa-buracos ou serviços de recapeamento da prefeitura. Mas, a partir de agora, a meta é recuperar diariamente 150 ruas. Para que isso ocorra, todos os distritos de obras estão empenhados. “Nós estamos trabalhando em três turnos. A noite, atuamos em cinco frentes. Continuamos utilizando 500 toneladas de asfalto, por dia, nos 63 bairros. O ritmo está bom, mas por determinação do prefeito, vamos otimizar os trabalhos e assim vamos atingir cerca de 150 ruas diariamente” garantiu Nelson.
Foto: Mário Oliveira/Semcom